domingo, 12 de outubro de 2008

A Torre das Peças e as lendas caindo.

Nesse sábado, o Warny organizou a 2a edição da Torre das Peças, no Bob's Tijuca. Basicamente, é um encontro de amigos e amigos dos amigos para jogar. Em comum, a curiosidade e estarem engatinhando no mundo lúdico. Para não ter só os novatos, ele convidou o Wykthor Zavandor, referência/lenda no cenário lúdico carioca e eu (mas não me pergunte o porquê já q n sou lenda alguma).
Quando cheguei lá, o Wykthor montou uma mesa de Phoenicia, jogo do Tom Lehmann (o cara do Race) que eu achei uma versão piorada do Zavandor mas ele adora e é conhecido por acabar o jogo com a pontuação maior que a soma dos outros jogadores. Eu montei uma mesa de Stone Age e depois o Warny montou um Puerto Rico. E foi aí que A Torre começou entrando para a história do Tabuleiro. A lenda caiu. Wykthor PERDEU no Phoenicia em uma LEARNING SESSION! Não me pergunte como. No Stone Age, o Warny ficava gritando "deixa as ferramentas pra mim". No entanto, com 3 jogadores, ferramenta e farm são partes integrantes da receita. Eu ainda gosto do Stone Age mas optei por rushar o final das cabanas já que a disposição das cartas não estava me favorecendo. Como era Learning Session para o Alexandre e a Cecília, acabei vencendo com alguma folga. 170 e poucos pontos à 98 para o Alexandre e 97 para a Cecília.
Nesse meio tempo, Warny foi surrado no Puerto Rico e Wykthor no Zavandor, dois dos três gamers na mesa tinham sido derrotados e eu estava estranhando estar "invicto".
Em seguida, jogamos a versão Sapateiros de Condottiere do Alexandre, discípulo de Cacá. Com um tabuleiro feito em madeira e pecinhas de war como marcadores. Eu já tive o Condottiere e acho ele muito ruim, justamente pelo efeito "cartas pokémon". No entanto, sei como as pessoas gostam de inaugurar seus jogos. A partida teve aquele efeito já manjado do "o jogador não-marcado". A Cecília que é muito na dela, ficou ainda mais na dela e enquanto os homens se degladiavam de forma primitiva , ela calmamente venceu com muita classe.
Nisso o Wykthor fez uma learning session de Galaxy Trucker em que um dos tripulantes conseguiu perder TODAS as peças na 3a nave! (E olha que ele nem jogou com a expansão).
Eu montei um Notre Dame com o Rodrigo vindo pra minha mesa. Jogamos em 5 jogadores, sendo que o Rodrigo me passando carta. Um "problema"de jogos como Notre Dame e PR é que, em learning session, a sua posição na mesa pode acabar definindo o jogo para um ou outro jogador. Como o Rodrigo sabia jogar, ele me passar cartas acabou fazendo do jogo , muito disputado. Na última rodada eu peguei uma carruagem com uma mensagem de 1 ponto (+1 do parque) e um de grana e ganhei por 74 a 72, uma pontuação muito peculiar para um jogo de 5 jogadores!
Depois do Notre Dame, uma galera foi embora e montaram um Keythedral , um Stone Age e eu joguei o Battle Line, do Knizia com o Alexandre. Fiquei impressionado com a simplicidade do jogo. Apesar de ter aquele esquema de "não importa o tema mas a matemática" , a mecânica é muito boa, o jogo é bem rápido e muito gostoso de jogar. Foi uma learning session para nós dois. Eu comecei tomando uma surra mas consegui virar o jogo ao meu favor mudando a "frente de batalha". Basicamente você disputa 9 espaços, alinhados horizontalmente. Se você conquistar 5 espaços ou 3 um ao lado do outro, você ganha. Para isso, existe um deck de 6 naipes, numerados de 1 a 10. Você faz combinações de 3 cartas , no estilo do pôquer, straight flush, 3 of a kind, flush e straight sendo o mais fraco (fora a combinação de quaisquer 3 cartas). Se em determinado momento você fizer uma combinação que o oponente não possa vencer seja pq é a melhor possível ou pq as cartas na mesa mostram que ele não tem como ganhar (por exemplo, eu faço uma trinca de 9's e ele não tem como fazer straight flush nem trinca de 10) eu ganho. E a mecânica é simples. Você adiciona uma carta em uma das 9 frentes de batalha e o oponente faz o mesmo. Eu tomei uma surra no flanco esquerdo e comecei a abrir novas frentes na direita. Acabei conseguindo três adjacentes e fechei a partida!
Finalmente, jogamos duas partidas de Puerto Rico em sequência. A 1a eu fiz uma jogada Shamou na última rodada e o Warny ganhou. A 2a partida, eu quis mudar um pouco a estratégia, comprei 4 Quarries , a Chapel, a Lighthouse e comprei um monte de prédio. Não surtiu efeito, fiz 45 pontos mas o Warny ganhou de novo. No final das contas, foi uma tarde produtiva , com a galera aprendendo novos jogos e se tudo correr bem, agregá-los ao Castelo e ao Calabouço também :)

Saudações Lúdicas e até o próximo report!

Um comentário:

Alexander "Shamou" Costa disse...

Boa iniciativa.
Se precisar de uma marca é só pedir.

Me avise quando vai ser o próximo.

abraços