sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Noite do Meia-Boca

O cenário lúdico carioca sempre foi marcado pela diversidade estrondosa de opiniões quanto ao "bom jogo". E uma das opiniões mais fortes no cenário, do conhecido pro-gamer Bouzada, é a do jogo "meia-boca", ou seja, jogos que não fritem os miolos e não demorem pelo menos 2h30. Entre eles, Race for the Galaxy, Stone Age, Tribune, qualquer coisa do Faidutti e qualquer jogo Franklin Rousseano.
Como o Bouzada estava ausente ontem, a fiscalização anti-meia boca não rolou e eles rolaram soltos para desespero do Heavy Gamer nº1 da galera. Começamos com o Gloria Mundi, um Banco Imobiliário que se passa em Roma e você anda com cartas ao invés de dados.
Sacanagem à parte, é um jogo do Rogério que o Cacá fez sociedade e levou para o Calabouço. Não encheu muito meus olhos não, O Carlão acabou se confundindo com os símbolos do prédio mas como quem joga, joga, ficou em 2º atrás do Cacá que passeou por Roma. Visigodo nenhum se mete a besta com o 1º terrorista da história do Império Romano. Acabou chegando em Cartago muito bem e o Carlão que não precisa saber jogar pra pancar, ficou em 2º.


Depois, separamos as mesas. Rolou uma sessão maratona "palha games" com Escalation, Gold Digger, Saboteur e Citadels. Todos os jogos contando com a presença do Shamou que estava fantasiado de trombadinha Heavy Metal.

Enquanto isso na ala meia-boca, decidimos estrear o Mission Red Planet. O jogo é exatamente como eu anunciei: Citadels com El Grande. A grande diferença pro Citadels é que todos tem o mesmo deck de personagens. E pro El Grande é que no El Grande você tem controle da situação. É um jogo feito pra divertir. E o custo-benefício é ótimo. Dura só uma hora. Não dá pra tentar ter controle de tudo. É muito caos ao mesmo tempo. E quando se trata de Caos, o Arthur é imbatível e deu uma surra na galera. Ficou mais de 20 pontos na minha frente, que ficou em segundo sem nem saber como.


Pra terminar a noite com um 3/4 de Boca, jogamos o Tribune. Já falei várias vezes dele. Jogamos de novo com o objetivo para 5 jogadores que não tem Tribune obrigatório. E dessa vez , o André ficou anos-luz na frente da galera. Fez o fino do Tribune, travando o favor temporário dos deuses com a biga e garantindo a grana como finisher na última rodada. Ainda rolou uma discussão de que se poderia atrasar a vitória mas de qualquer forma, como eu e o Cacá não ganhamos, concordamos que a partida foi muito páia. Agora falando sério, com 5 jogadores, acho que o jogo perde um pouco. Com 4 as partidas tendem a ser melhores e mais disputadas. Na próxima vez quero testar o outro objetivo de 5 jogadores sem o Tribune obrigatório (que aumenta em muito o tempo de jogo).

Pra finalizar, fui surrado pelo Cacá no Carcassonne: The Castle! E ainda roubei pra tentar diminuir a humilhação pública.

OBS: Em homenagem à ausência do Bouzada, esse report foi formatado para ser meia-boca.

Sábado tem W-Peças ou WarnyCON no Bob's Tijuca! Aguardo vocês lá.

Um comentário:

Cacá disse...

Calabouço meia-boca é sempre divertido... Temos que jogar uns jogos "páia" de vez em quando pra valorizar as boas partidas de jogos pesados...

Pena não ter rolado um BANG! em homenagem ao Bouzada... hehehhehe...