sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Jogatina boa, jogador nem tanto

Ainda aproveitando minhas férias ontem cheguei mais cedo ao Calabouço para jogar um Zèrtz com o Fel. Esse foi o primeiro jogo do GIPF Project que eu joguei, e já fiquei apaixonado.

Nesso você tem um tabuleiro formado por aneis e tem bolas de três "cores" para colocar neles. Na sua rodada você escolhe uma bolinha de qualquer cor e coloca em um dos aneis, logo em seguida elimina um dos aneis do jogo. Teu objetivo é capturar um número X de bolinhas de cada cor para terminar ganhar, a captura funciona exatamente como no jogo de damas.


O "tabuleiro" do Zèrtz.

Se na sua jogada tiver uma situação em que a captura seja possível, você TEM que fazer essa jogada, e não tira anel nenhum do jogo. Se por acaso um anel com bolinha ficar isolado do grupo, você também assume que capturou aquela bolinha.

O jogo é muito estratégico e de muita observação, e tem toda a idéia de fazer o adversário jogar do jeito que você quer, adorei. Jogamos duas partidas (ganhei as duas).

Depois disso geral chegou e puxamos um Cosmic Encounter (novo, da Fantasy Flight) com 6 jogadores (tivemos que inventar um sistema pro Zé).

Para quem não conhece, no Cosmic Encounter os jogadores tomam conta de um sistema formado por 6 planetas, cada jogador no início do jogo, sorteia uma raça que vem com habilidades especiais que influenciam o jogo.

Na sua jogada você abre uma carta de destino para saber qual sistema vai atacar, nesse ponto você escolhe um planeta daquele sistema e chama os demais jogadores para ajudarem na conquista. O defensor também tem esse direito.


Cosmic Encounter com o sistema Magic do Zé.

Ganha quem completar 5 conquistas primeiro. O jogo é uma farra com essa parada de chamar o povo pra ajudar na defesa e no ataque, é divertido e sempre rolam umas cubreadas das grandes. Nessa partida o Arthur e o Groo terminaram em primeiro, Fábio e Zé em segundo, Fel em terceiro e eu em último (primeiro "last one" de muitos da noite).

Depois de um Coloretto rapidinho (que eu não joguei e foi vencido pelo Fábio com um ponto de diferença para os dois segundos Zé e Juan, e dois pontos pro Fel em terceiro) rolou divisão de mesas, uma ficou com o Starfarers of Catan (Groo, Fábio, Juan e Zé), outra com o Middle-Earth Quest (Arthur, Americano, Rocco e MGM) e a minha ficou com o Le Havre (eu, Fel e Daniel "Original").


O porto de Le Havre.

O Le Havre é um jogo muito foda, mas se você fica muito tempo sem jogar rola de esquecer umas paradas básicas, e foi exatamente isso que aconteceu comigo.

O Fel e seu voto de pobreza passou fome o jogo todo pra colher os frutos nas últimas rodadas (acabou ganhando por dois ou três pontos de diferença), o Daniel também fez um jogo bem conciso e chegou pertinho da vitória, já eu me esqueci que você vende os bens no fim do jogo, e pra isso precisa de barcos e energia pra usar a "Shipping Line" resultado, último com uns 50 pontos de diferença.

Geral debandou, a mesa do Middle-Earth ainda estava pegando fogo então eu e o Zé puxamos um Small World.


O tabuleiro pra duas pessoas do Small World.

O Zé estava com uma mão abençoada, o que não se aplica a mim, então de 6 tentativas de conquista com dados eu consegui 2, só nisso meu jogo já estaria comprometido, somando-se a isso uma total displicência na hora das conquistas e na escolha das raças fez com que o Zé fizesse a festa. Foi uma lavada 98 x 79.

Mesmo com tantos resultados ruins as partidas foram muito boas (assim como os jogos).

3 comentários:

Leandro Zombie disse...

Tive a oportunidade de jogar o ZÈRTZ com o Fel nesta quarta passada.

O jogo é realmente muito bom. Parece-me o bom e velho jogo de damas reinventado e aprimorado.

Fel disse...

Zértz rlz

agora , preferi o Dvonn!

Cacá disse...

Prefere o Dvonn pq deve ter ganho alguma partida.... fraco... =)