sábado, 12 de setembro de 2009

Qui. 10 - Só jogos grandes

Essa quinta foi bem atípica, tivemos 3 mesas simultâneas só com jogos longos. Numa ponta um Middle-Earth Quest, na outra Brass e no meio eu, Bouzada, Filipe e Bruno finalmente jogamos o 18AL.

Depois de quase duas horas só de explicação começamos a partida. O jogo faz parte da série de "heavy-games" 18XX. Ele é um jogo econômico dos mais conceituados, nele nós temos 6 companhias públicas e 5 privadas para serem administradas, o jogo só começa realmente depois que as 5 privadas são leiloadas e tem seus donos definidos, aí então entramos na fase de leilão das companhias públicas.


O tabuleiro das rotas do 18AL. Foto BGG.

Na "fase de mercado" as ações das companhias são postas a venda. As primeiras ações a serem vendidas são as do presidente, que define o preço inicial de mercado para elas e assume as responsabilidades da empresa. Assim que 50% das ações estão com donos essa empresa começa a operar suas rotas.

Para isso temos a "fase de operação", que é onde começamos a criar as rotas de atuação das empresas, fazendo com que ela renda o máximo possível, ainda temos os objetivos históricos de cada empresa, que dão um troco ($100) para a empresa que conseguir cumprí-los. A partir do momento em que duas cidades são ligadas por um trilho, a empresa obrigatoriamente tem que ter um trem para operar, é nesse momento que o presidente se ferra, pois se a empresa não puder arcar com a compra do trem, o seu presidente tem que arcar com recursos próprios.


O tabuleiro grandão do Middle-Earth. Foto BGG.

Bem, o jogo se desenvolve em vendas de ações, aberturas de novas empresas, rotas sendo ampliadas, trens sendo modernizados (fazendo que outros enferrujem e saiam do jogo), e acionistas ganhando dinheiro. Jogo super bem amarrado, mas chato pra cacete (para o meu gosto). Depois de 8h entre explicação e partida confesso que já não aguentava mais, e olha que eu terminei em segundo (atrás do Bouzada), o Bruno ficou em terceiro e o Filipe em último.

Depois de uma experiência dessas nada melhor que um Sorry! Sliders para desopilar. E foi só (afinal já eram mais de 4 da manhã), quando saí o Arthur e o MGM ainda estavam animadões jogando Dungeons & Dragons Miniatures.

Nenhum comentário: