sexta-feira, 25 de julho de 2008

Um Calabouço muito estranho...

O Calabouço das Peças sempre foi conhecido por sua constância, as figurinhas carimbadas e as previsões do dedo podre do Bouzada que ao afirmar categoricamente o vencedor, ele acaba perdendo. Eis que ontem, 24 de julho, as coisas saíram do eixo. Guilherme foi abduzido pelo mundo fantástico de Dophus e não aparece mais. Cadu chega cedo. Americano ganha no Through the Ages (!!!), Carlão dá uma aula de administração do Circo de Pulgas para o Bouzada, André Felipe (eu) fico em último no Kingsburg com 13 pontos com direto a 3 vezes somente 1 soldado de ajuda real.. Há algo de podre no reino de Kingsburg....ou melhor, do Calabouço.


Cheguei ao Calabouço, Americano, Arthur e Cadu começavam uma partida de Catan. Eu não sou fã do jogo, apesar da idolatria da galera. Não gosto muito de negociação e sou um péssimo jogador de Catan, nunca posiciono bem meus Settlements iniciais e SEMPRE me dou muito mal por isso.
O Americano, seguindo sua formação belicosa devido às inúmeras partidas de War antes dele encontrar a luz dos eurogames, fez uma estratégia de soldados no Catan. Acabou cheio de cartas, mas quem ganhou o jogo foi o Cadu e eu, para variar, amarguei a última posição (acho).

Nesse meio tempo , o Bouzada perdia e reclamava, não necessariamente nessa ordem, no Amazing Flea Circus, do Knizia. O jogo que ficou famoso por eu ter pago 2,50 dólares nele. Carlão mostrou como se administra um circo e saiu vitorioso. Acabando o Catan, chegou o Nobre, o André Amiúne e um grupo do Alessandro.

Montaram-se três mesas:

San Juan lá embaixo. Learning session ministrada pelo Alessandro.

Industria, o jogo com regras e caixa em inglês mas o tabuleiro em alemão.

E eu, Cadu e Americano (de novo) jogamos Galaxy Trucker. No report anterior, eu postei minha opinião sobre o Galaxy Trucker e mantenho. Acho um jogo excepcional e cada vez mais, eu vejo como é possível "controlar" um pouco a randomicidade com uma nave bem construída. Era learning session para ambos, ainda assim, o Cadu fez um ótimo primeiro e segunda viagem. O Americano, que só pensava no Through the Ages que iria começar em seguida, acabou sofrendo muitas avarias na construção da 2a nave, graças aos meteoritos e piratas anti-estadunidenses remanescentes da guerra fria que o perseguiram durante o jogo, inclusive, sabotando a nave na 3a viagem. Eu comentei durante o jogo e reitero aqui. Acho a 1a viagem , depois de um tempo, um pouco desnecessária. São poucos créditos, pouco espaço. Só recomendo para learning session mesmo. Penso em jogar usando a nave II, III e IIIA. Acho que seria uma experiência interessante, apesar dos meus constantes insucessos com a IIIA. Acabei ganhando, 87 a 75 do Cadu. O Americano, depois do boicote soviético, acabou com meros 15 créditos intergalácticos.

O Industria acabou com vitória do Bouzada e runner-up do Carlão.


O San Juan acabou com vitória do Alessandro.


Formaram-se novas 3 mesas:

Lá embaixo, Saboteur, com a adição do Rodrigo, Tábata e Henry que chegaram depois.

Through the Ages que iria até de manhã com Bouzada, que jogou dez das dez partidas que rolaram até agora com meu jogo e tem 50% de aproveitamento. Arthur, na sua 3a partida e nova cruzada bélica. Nobre, learning session e Americano, estrela da noite e que acabou entrando no Hall da Fama como 1º vencedor a fazer uma estratégia belicosa-kamikaze-60 de força-cientistas-entrem-em-tanques, consagrando de vez o Napoleão e mostrando que ele vale, sim, o papel que foi impresso.

E eu, Cadu, Carlão, André CRUZ (o sobrenome que ele não gosta e que , em homenagem póstuma ao Guilherme Pendraeg, será utilizada de agora em diante nos reports) e o Renato que não sabia , até então jogar. Mas como todo mundo, acabou gostando. O Kingsburg, sempre falei isso, fica bem fraco com 5 jogadores. Além do caos provocado pelo excesso de jogadores, o dado acaba se tornando mais relevante e o Market acaba sendo fundamental se você aspira vencer.
E foi trágico. Os Orcs fulminaram eu e Cadu nos dois primeiros anos. Com duas rolagens seguidas, do próprio Cadu, de 1. Renato foi para a estratégia militar, Carlão arrojou e partiu para a 1a fileira, dos pontos de vitória e o André CRUZ que se planejou melhor e sobreviveu aos 1os ataques, acabou ficando muito melhor que todo mundo com a sobrevivência do Market. O jogo continuou e , por alguma mandinga superior, acredito eu , da minha namorada que provavelmente não queria que eu jogasse, não consegui UM resultado sequer, acima de 10, do terceiro ano em diante. Com direito a 4, 5 e 6. Mas sem farm, pois 4 nos dados, com farm, só o Warny. Foi trágico. Perdi 4 das 5 batalhas. Market, goods , mulheres, crianças, perdi tudo. Os Outros do Lost, os Orcs, os Zombies e até o Red Dragon do Red Dragon Inn vieram para botar a pá de cal no meu caixão. E eu, que sou defensor ferrenho do jogo, da dificuldade de um iniciante vencer e de como os dados não tem tanta influência assim, acabei sendo traído por um dos meus favoritos. De toda forma, foi divertido e o André Cruz teve todos os méritos na vitória, com uma sólida estratégia militar e um certo rush para a linha da Statue no final do jogo. Detalhe interessante, no último ano, ele só perderia para o Dragão se rolasse UM no dado e , pela 3a vez , nas rolagens , o bendito um saiu. Acabou que o André ficou um ponto na frente do Cadu, 33 a 32. Renato logo atrás com 30, Carlão na casa dos 20 e eu com 13 pontos!


André Cruz e Carlos foram embora.

Alessandro, namorada e o amigo mineiro dele também.

Henry , Tábata e Rodrigo foram jogar Intrigue.

Eu, Cadu e Renato para uma segunda partida de Trucker. O Renato "assumiu" a nave do Americano, no final do jogo passado e acabou achando o jogo muito bom. Decidimos dar-lhe a oportunidade de jogar e de alimentar nosso vício pelo jogo :)

Enquanto isso, no Through the Ages:

"Arthur, você tá bem pra kct no jogo, já ganhou"

Bouzada, depois de perder o Michelangelo para um Assassinate.

"É Arthur, não vai ser dessa vez que você vai ganhar".

André Felipe, com maus presságios sobre o dedo podre do Bouzada para determinar o vencedor.

O Galaxy Trucker acabou atípico. O Cadu deu um olé na 1a viagem, pegou um monte de good, matou tudo que foi pirata e abriu uma boa dianteira. Eu tomei tiro, mulheres e crianças foram jogadas em pleno espaço sideral e meus aliens sufocados pela perda do seu suporte. Na 2a viagem, no entanto, acabou que as cartas estragaram um pouco. Saiu um monte de Open Space (eu com 8 de engine) e estação abandonada , navio abandonado e eu fazendo um Holocausto de cubras em pleno espaço sideral para ganhar os goods radioativos. Acabou que eu pontuei, praticamente sozinho e abri uma boa vantagem para o Cadu. Na 3a viagem, Renato e Cadu montaram muito bem suas naves, mas eu, no vício e com a prática, acabei terminando primeiro e me beneficiando de cartas logo no início. O Cadu , que estava muito bem, foi tostado nas zonas de combate por fazer sua nave que foi apelidada de Rubinho Barrichelo I. Renato que estava mal, se recuperou bem na 3a viagem. No entanto, no final do jogo, acabei monopolizando os goods radioativos e terminei o jogo com 97 créditos, contra 30 e poucos do Renato e do Cadu que ficaram bem equilibrados.


Enquanto isso, no Through the Ages:

"FORÇA DE COMBATE!"

Bouzada, vendo Americano com Air Forces, Napoleão , 60+ de força contra 20 e pouco do Bouzada, depois de ter uma war over technology declarada contra ele.

"Cadê o Gandhi?"

Jogadores , preocupados com a ascensão bélica,insana , 60+ de Americano que demitia ensandecidamente Alquimistas para que entrassem em Tanques e fossem recrutados pela Air Force.

O Henri e a Tábata ainda jogaram uma partida de UWO (não confundir com UNO jogo o qual o Americano é considerado um dos melhores jogadores do Brasil, quiçá do Mundo.) UWO é um joguinho leve para 2 que o Arthur ensinou e eu tenho também e acho bem divertido.

Com a partida do casal, além do Through the Ages, eu, Cadu e Rodrigo, jogamos duas partidas do Kingdoms. Um jogo bem simples, totalmente atemático (com direito ao surgimento repentino de montanhas) e que eu gosto muito pela relação custo-benefício: Rápido e com várias decisões difíceis. O primeiro jogo foi muito equilibrado, até o final, e eu ganhei apertado do Cadu, com uns 20 e poucos pontos a mais. O segundo jogo, foi um pouco atípico, sob efeito do sono, desejo de vingança e farpas trocadas, Cadu e Rodrigo acabaram se auto-destruindo e me deixaram vencer com mais de 100 pontos de diferença. 290 e alguma coisa contra 190 do Cadu.


Para finalizar a noite e deixar Warny e Victor com dor-de-cotovelo, era obrigatório jogar um Race for the Galaxy. Ruim para o Rodrigo, fazendo uma learning session , quase 12h de jogo depois, bêbado de sono. O jogo foi atípico. Nem eu nem Cadu conseguimos encaixar uma estratégia. Eu tentei mineração mas não consegui o Mining League. Para piorar, no final, uma shamouzice terrível. Não vi que o Trade League não contava windfall (E estava escrito, bem claro, na carta mesmo depois de tê-la vista sendo usada pelo Warny e pelo Victor inúmeras vezes. Acabei baixando no final e me custando o jogo. 38 a 37 para o Cadu.

No final do dia, 7 partidas muito boas, mesmo com o desastre do Kingsburg que tava mais para In the Year of the Dragon do que outra coisa. Vitória (com sobras) do Americano provando definitivamente que o poderio bélico tem sim, seu valor e , novamente, um Calabouço de casa cheia, muitas partidas e um ar de novos tempos através das eras ;)

Até a próxima.

PS: Nota do Autor:
Eu vejo UM MONTE de gente falando que lê. Então comentem desgraça!

PS2: Esse Report está publicado na comunidade do Orkut:

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=39365822

entrem, acessem e participem.

Até o próximo Calabouço, despedida de férias, espero vocês por lá.

André Felipe

3 comentários:

Fabio Tola disse...

eu leio!!!
:-)

Cadu disse...

Fala Fel! Excelente Report, e fico feliz porque você está pendendo cada vez mais para o lado humorístico da coisa... muito bom!
Fiz um também e estou postando daqui a pouco. Inclusive segui a sugestão do Tola e coloquei um Glossário muito louco.
Grande abraço.

Cacá disse...

Só tem maluco nessa porra.. e justamente num Calabouço tão animado eu não consigo aparecer... sacanagem... hehehehhee