quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Review - Twilight Imperium 3rd Edition

Joguei na quarta-feira, dia 26/11/07, uma partida de Twilight Imperium III (para reduzir, TI3), um jogo de guerra bem complexo e muito bom, e resolvi escrever o Session Report.




Como um session report de TI (ou basicamente de qualquer outro jogo) requer conhecimento sobre o jogo, resolvi escrever uma resenha sobre o jogo também. Postarei o report assim que possível.

O TI3 é um jogo publicado pela Fantasy Flight Games. Para quem conhece, a FFG é uma das empresas que mais se empenha na arte e na temática dos jogos, sendo geralmente esses os grandes trunfos de seus jogos.




O TI3 segue exatamente nesse estilo: A arte é maravilhosa, com player pads (tabuleiros individuais), miniaturas de naves em plástico, que são fantásticas, hexágonos de planetas(na verdade, sistemas, que variam de 0 a 3 planetas, sendo que alguns são supernova, campos de asteróides, etc.) e milhões de cartas, contadores, etc.




A mecânica do jogo é um pouquinho complicada, e existem duas modalidades de jogo: o jogo básico(8 victory points) e o Long War(14 victory points). Ganha o primeiro a atingir os pontos finais, ou quando sair uma carta de objetivo chamada Imperium Rex, ganha o jogador com mais victory points (existem alguns critérios de desempate).

O jogo funciona da seguinte forma:
Cada jogador começa em seu planeta natal, com uma raça diferente. O setup inicial é diferente para cada raça, variando as tecnologias, os poderes especiais de cada raça, os números/tipos de naves, exército, recursos produzidos e status do sistema natal, número de planetas do sistema natal, etc.

Cada jogador recebe um objetivo secreto, e objetivos públicos vão abrindo na mesa durante o jogo. É assim que se ganha pontos: cumprindo os objetivos. Os objetivos públicos iniciais dão 1 victory point cada. Você só pode cumprir um objetivo por rodada (exceto na expansão, onde existem uns objetivos que são feitos na hora, uns artefatos, e existe uma strategy que permite que você cumpra um objetivo adicional). No jogo básico, sem a expansão, também existe uma strategy (já vou explicar as strategys) que dá 2 victory points.

Uma rodada é composta de 3 fases: a Strategy Phase, a Action Phase e a Status Phase. No final da Status Phase, muda a rodada e começa outra Strategy Phase.

A Strategy Phase começa com o Speaker ecolhendo uma Strategy Card. Assim que o speaker escolher uma, o jogador da esquerda escolhe outra, e assim segue, até todos terem uma strategy card. Em um jogo com menos de 5 jogadores, cada jogador pega 2 strategy cards.

Para quem jogou Citadels, as strategy cards são bem fáceis de explicar, mas são mais complexas: tem um toque de Verrater/Meuterer/Puerto Rico.

A ordem de jogo na Action Phase e na Status Phase é definido pelas strategy cards, que são numeradas de 1 a 8. As strategys também tem umas ações: a maioria delas tem ação primária e ação secundária.

No turno de um jogador na Action Phase, o jogador pode, como sua ação naquele turno, usar a Strategy Card, virando-a, e executar sua ação primária(isso se chama Strategic Action). Todos os outros jogadores podem, depois da ação primária ser feita, executar a ação secundária. A maioria das ações secundárias requer o uso de um Command Counter(já explico) para ser feita.

Na Action Phase, cada jogador faz uma ação, e existem 4 ações possíveis:

Strategic Action: O jogador vira a carta de Strategy e executa a ação primária. Os outros jogadores executam a ação secundária se quiserem.

Tactical Action: O jogador pega um Command Counter da sua Command Pool e o coloca em um sistema. Fazendo isso, ele está ativando o sistema. Essa é a ação mais comum no jogo. Ao fazer isso, ele pode: mover naves para aquele sistema(possivelmente iniciando um combate espacial), invadir um planeta(combate terrestre) e produzir(construir uma Space Dock - uma Fábrica, ou construir unidades em uma Space Dock). O jogador só pode construir uma Space Dock se ele não conquistou o planeta nesse turno, e só pode produzir em uma Space Dock se ela não tiver sido construída neste turno. Você não pode mover unidades de um sistema ativado. Ou seja, quando você ativa um sistema, ele fica "preso" pelo resto da rodada.

Agora é uma boa hora para explicar os Command Counters.


Os command counters são uns tiles que ficam nos tabuleiros individuais. Existem 3 áreas para os command counters nos tabuleiros: a Strategy Allocation, a Fleet Supply e a Command Pool.

A Strategy Alocation serve basicamente para pagar os custos das ações secundárias das Strategy Cards. Ao fazer isso, você descarta um dos contadores da Strategy Allocation.

O Fleet Supply dita o tamanho máximo de naves que você pode ter em uma frota. Se você tem 4 contadores no fleet supply, não pode ter mais de 4 naves em uma frota.

A Command Pool é usada apenas para ativar sistemas.

Transfer Action: O jogador coloca 1 command counter da sua command pool em um sistema(ativando-o) e um command counter da reserva(ou seja, os que não estão no tabuleiro nem no player pad) e coloca em um sistema adjacente ao primeiro que ele controle. O jogador pode mover naves livremente entre os dois sistemas, e depois disso ele pode construir em um dos sistemas.

Passar: Como última ação, um jogador pode passar. Ao fazer isso, ele não joga mais em sua vez, mas pode continuar executando as ações secundárias das strategy cards. Um jogador só pode passar se ele fizer a Strategic Action.

Ao fazer uma Tactical Action, um jogador pode gerar um combate espacial e/ou invasão planetária. A mecânica do jogo para os combates é a seguinte: cada tipo de nave tem um número pré-definido. O jogador rola um d10 para cada nave. Se ele tirar o número estabelecido ou mais, aquela nave acerta um tiro. Caso contrário, ela erra. Um jogador escolhe quais naves são destruídas.

Assim que todos os jogadores passarem, a Action Phase termina e começa a Status Phase.

Na Status phase os jogadores cumprem objetivos(no máximo, 1 objetivo público e o objetivo secreto, que só pode ser cumprido pelo jogador uma vez), ganham cartas e command counters.

Se um jogador chegar ao limite de VPs do jogo, o jogo termina e ele vence.

Bem, essa foi uma análise superficial do jogo. O jogo tem muitas nuances e a regra é bem mais detalhada. Espero que por este review dê para analisar bem o jogo.

Abraços e até o próximo calabouço!

Nenhum comentário: