sexta-feira, 12 de junho de 2009

Calabouço Especial parte II: Cai uma Lenda

Como eu e Cacá não jogamos juntos , resolvi fazer um report com as outras partidas.

O Calabouço de ontem começou de forma muito peculiar: Uma partida de Puerto Rico comigo, Bouzada, Caldas e os Irmãos Metralha (Saulo e Fábio) e do outro lado, recebemos a visita do Caco e da Carla, lá de Niterói, junto com o Léo, jogando o Age of Empires III.

A partida de Puerto Rico certamente foi o ponto alto. Como o jogo do Bouzada é em alemão, jogamos com um homemade dos prédios da expansão. Comprei um prédio de storage e a lighthouse (meu prédio favorito apesar de só ter jogado 3 vezes). Obtive um saudável monopólio virtual do Café enquanto o Caldas era o produtor latifundiário de Indigo , o Bouzada fazia de tudo e o Saulo competia com ele no Tabaco. O Fábio era o Barão do Açúcar. No final das contas, eu e Fábio compramos um prédio grande mas na minha ganância , não peguei o Mayor e não populei o prédio, perdendo 9 pontos no processo. Ainda assim, foi suficiente pra lenda , Bouzada-2000partidasnobsw perder por 2 pontos pra mim.


Confucius, um jogo que faz jus ao nome.

Depois disso, rolou uma Twilight learning session de Confucius, graças à explicação de 1h30 do Rogério, debatendo as regras com o Bouzada. O jogo em si foi uma derrota pra mim. Calculei mal o ministério, fiz uma jogada que custou a bagatela de 7 pontos e fiquei em um lamentável último lugar com uma vitória tranquila do Bouzada. O Confucius é meio "confucius", talvez com a regra avançada o jogo fique mais legal. Ele tem uma mecânica muito interessante com os presentes e tudo mais mas acho que rolou um excesso de mecânicas. Certamente ainda precisarei de mais 1-2 partidas para tentar digerir o jogo.

Separamos as mesas e fui explicar o Stone Age para os Irmão Metralha. Estava há um bom tempo sem jogá-lo , então foi bom pra matar as saudades. Comecei o jogo decidido a jogar de 5-meeple só pra variar um pouco mas quando o Papai Noel (cartinha q dá recurso pra todos) me deu uma fazenda fora de ordem , coloquei o primeiro e joguei com 6 boa parte do jogo. No entanto, um erro muito comum em learning session é pegar mais recursos do que precisa e menos cartas do que precisa. Acabei ganhando com uma certa vantagem (cerca de 105 pontos) do Fábio. O Saulo passou boa parte do tempo apanhando da comida, quando resolveu, juntou uma quantidade abismal de recursos e ganhou 19 pontos no final do jogo só com eles! Com uma boa pontuação em ferramentas, cabanas e set de símbolos, coisa que não costuma valer muito a pena acabei sedimentando a vitória que o Cacá insistia em sacanear que viria.


Stone Age com os Irmãos Metralha (Saulo e Fábio) e o Fel.

Depois disso , com o Cacá indo embora, juntamos a mesa para o Princes of Macchu Pichu. Precisava dar uma boa recordada nas regras e era uma boa opção para cinco jogadores. Confesso que a minha primeira partida tinha sido decepcionante. Não peguei muito bem as mecânicas e a partida tinha sido até meio "robótica". Dessa vez, não sei se em função dos jogadores, tivemos uma partida bem movimentada , sentindo bastante as alterações do mercado. Eu acabei ficando pra trás na parte de pontuação no começo do jogo , trabalhando uma boa economia. O jogo tem dois caminhos absolutamente distintos para a vitória e eu estava em dúvida sobre qual seria o melhor. Vou até reler as regras mas foi uma pontuação muito estranha. Eu acabei vencendo com 9 pontos , o segundo lugar com 8 e os demais com 7 pontos. De qualquer modo, foi muito bom para desfazer a má impressão que eu tinha até o momento do jogo e certamente pretendo jogá-lo mais vezes.

4 comentários:

Unknown disse...

Epa Epa Epa... Você ganhou no Desempate dos 4 jogadores com 7 pontos, não seja fanfarrão... =]
Talvez tenha sido a hora já avançada... madrugada é ótima para lapsos de memória. Rs.

Fel disse...

Não Fábio,

A gente viu a regra errada.

Quem estava no Inca Trail depois do 13 ganhava 2 pontos a mais.

Quem estava entre o 6 e o 13 ganhava um ponto

Cacá disse...

Roubando os caras Fel, que coisa feia, tsc, tsc, tsc...

Fábio, fica de olho nele mesmo, maior cubra-safado... =)

Unknown disse...

Pois é, só que quando vc leu as regras o tabuleiro já tinha sido mexido, dae fica difícil ter certeza de quem tava aonde...
O Mais justo mesmo é ficar com o desempate, o que não deixa de ser uma vitória né...