sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Session Report: Calabouço das Peças: 10/01/2008

Semana passada não tive muito tempo de escrever um session report, mas ficar duas semanas sem escrevê-lo é dose.

Não vou falar muito sobre semana passada não, exceto pelo fato de que tivemos 2 novos participantes (André e Vladimir) e eu joguei o Cuba, que é muito bom e não tem NADA a ver com Puerto Rico (parafraseando o Antônio Marcelo: "A única similiaridade do Cuba com o Puerto Rico é que os dois estão nas Antilhas.").

No castelo do dia 10, jogamos apenas 2 jogos. Starcraft e Show do Milhão.

Starcraft

Começamos com o Starcraft. Tínhamos combinado começar a explicação às 15h, de forma que o Arthur ensinasse o jogo para quem não soubesse jogar e o resto chegasse apenas depois, às 17h, para jogar.

Começou o Arthur explicando o jogo para André e João Torres de Belo Horizonte, que pela segunda vez jogou conosco no Calabouço.

Tínhamos combinado de jogar Guilherme(eu), Arthur, André, Bouzada, João e Bandit. Como já suspeitávamos que o Bandit furaria, Arthur explicou a regra para o Sávio(AKA Americano), que chegou lá cedo, apesar de ter dito que não jogaria.

Chegamos as 18h eu e Bouzada. 1h de atraso, e começamos o jogo. Não fizemos o setup como nas regras, ao invés, montamos um tipo de setup gambiarrado para fazer as posições justas, como sempre fazemos para ensinar o jogo.

Começamos o jogo com 6 pessoas. Arthur de Aldaris(AKA Aldair - Protoss), Bouzada de Tassadar(Protoss), Guilherme de Arcturus Mengsk(Terran), André de Jim Raynor(Terran), Americano de Overmind(Zerg) e João de Queen of Blades(Zerg).

No final da primeira rodada, já eram 19h e apareceu o André(outro André), que se sentou, leu o manual todo do jogo esperando mais alguém chegar para jogar algum jogo. Infelizmente ninguém mais apareceu. Tentamos cancelar o jogo, mas ele preferia que o jogo continuasse.

André(o que estava jogando) precisou ir embora na última rodada, e foi substituido pelo outro André.

No início do jogo houve pouco combate. O primeiro combate foi na segunda rodada, Terran x Zerg, comigo invadindo a base do Americano para conquistar Conquest Points. O outro combate foi na mesma rodada, com Americano lutando por recursos e João lutando por Conquest Points.

Todos os combates do jogo, até a penúltima rodada envolviam apenas 3 jogadores: Eu, Americano e João.

Descreverei as estratégias pessoais:

Bouzada - Tassadar
Bouzada fez castelinho de areia o jogo todo, mantendo dois planetas completos para tentar cumprir seu objetivo especial: mais áreas que qualquer outro jogador. Se embarreirou forte, e sofrou um ataque do Americano na penúltima rodada. Atacou o André(para poder atacar o Arthur) e o Arthur na penúltima rodada, vitorioso em ambos ataques, evitou que o Arthur vencesse o jogo naquela rodada. Investiu pesado em Archons e Reavers(segundo o Cadu, o Tatuí).

Arthur - Aldaris
Arthur tentou garantir pontos de vitória. Invadiu meu planeta quando eu estava em guerra contra o João e contra o Americano, facilitado pelo Bouzada, que destruiu um transporte meu, evitando que eu pudesse contra-atacar efetivamente. Na penúltima rodada, conseguiu por 6 ordens, devido a dois eventos que ele tinha. Planejou muito bem, mas como tinha sido atacado por 3 jogadores na mesma rodada, não deu muito certo. Seu objetivo era menos Conquest Points do que os outros jogadores.

André - Arcturus Mengsk
André conquistou dois planetas inicialmente. Se manteve o jogo todo nestes dois planetas e não iniciou nenhum combate o jogo todo. O único combate que participou foi no final do jogo, quando foi atacado pelo Bouzada, que estava tentando impedir a vitória do Arthur. Ele estava com o objetivo completo desde quase o início do jogo: controlar 6 áreas com recursos, mas perdia por pontos de vitória no desempate. O outro André, quando o substituiu, atacou uma das bases do Arthur, privando-o de mais um Conquest Point na última rodada.

Americano - The Overmind
Americano não tinha a mínima idéia do que estava fazendo. Quando atacado por um, revidava em outro. Inicava ataques por farra, sem objetivo em mente. Perdeu bases duas vezes, e terminou o jogo em pior estado. Planejou bem a sua última rodada, mas executou terrivelmente. Precisava construir 3 bases para cumprir seu objetivo especial, mas pôs as ordens em ordem errada. Conseguir bloquear as ordens no planeta dele na última rodada(eu fui o último a por as ordens), fazendo que ele precisasse executar o Mobilize no meu planeta antes de o Build no planeta dele, que precisava ser feito anteriormente para que ele construisse um transporte.

Guilherme - Arcturus Mengsk
Expandi meus domínios já na primeira rodada. Continuei me expandindo, até a base do Americano. Quando consegui 4 Conquest Points por rodada as atenções da mesa voltaram-se a mim, e fui alvo do João e do Arthur em rodadas diferentes. Abandonei uma das minhas bases para focar minhas atenções nas outras duas bases. Consegui repelir a invasão do Arthur apenas na última rodada, terminando o jogo conquistando todos os territórios de dois planetas diferentes, completando meu objetivo especial.

João - Queen of Blades
João começou e terminou o jogo focando em Conquest Points. Desde a primeira rodada já ganhava 3 victory points. Entrou em guerra contra o Americano desde o início do jogo por um planeta que dava 2 Conquest Points. Me invadiu, na esperança de conseguir mais uma área de Conquest Points, mas não conseguiu e teve que bater em retirada, para conseguir segurar o Americano e o Bouzada.

8h de jogo depois: fim de jogo, com 3 jogadores completando o objetivo especial: Eu(Guilherme), André e João. No desempate, ficou João com 19 CPs, Guilherme com 18 CPs e André com 7 CPs. Bela vitória do João!


Show do Milhão

Depois do SC que demorou muito, decidimos jogar algo light. O pessoal estava pilhado para jogar Bang!, exceto eu e o Bouzada. Decidimos jogar algo menos ruim, e fizemos algo inédito: jogamos um jogo de perguntas e respostas no calabouço!

Jogaram: Americano, Bouzada, André, João e Arthur. Eu fiquei olhando as respostas e ocasionalmente imitando o Sílvio Santos.

Americano, Bouzada e João disputaram a liderança durante todo o jogo. André não dava sorte: quase todas as perguntas para ele eram sobre futebol, e Arthur simplesmente não sabia absolutamente nada.

O que mais me chamou atenção no jogo é que as perguntas são ridiculamente desbalanceadas. Uma pergunta da primeira fase, de 1 a 10 mil, era "Qual faraó inseriu o monoteísmo no egito?", e a pergunta vencedora, de 1 milhão era "Em que continente se situa a Papua Nova-Guiné?".

Vitória do Bouzada(que ficou decepcionado ao saber que não ganharia realmente um milhão de reais em barras de ouro), seguido por João e Americano.

Depois já era quase manhã. Tinha prometido uma partida de Bang!, mas o pessoal já até tinha desistido. Fim de mais um Calabouço.

Abraços e até o próximo Calabouço.
Guilherme.

Nenhum comentário: