sexta-feira, 20 de junho de 2008

Calabouço das Peças 19/06

O Calabouço das Peças sempre foi um programa divertido. Explora a integração e demonstra o poder dos jogos de tabuleiro na diversão geral. Ontem foi um dia atípico. Atípico pois um grupo do Dia D do RPG, com nada menos do que 6 pessoas chegou lá sem aviso prévio e mudou todo o percurso da noite.
Cheguei lá mais cedo pois o Arthur tinha uma prova. 19:30 chega o Bouzada e o Guilherme e depois de um milagre divino, Guilherme aceita jogar uma partida de Tikal. No meio da explicação (eu nunca tinha jogado), chega o Carlos e fechamos a mesa com 4 pessoas. O legal do jogo é que ele tem regras simplórias, no entanto, é um jogo de muitas ações e a tal da "Bouzagem" tem que rolar, ainda mais com o inspirador do termo jogando.
O Bouzada e o Guilherme ficaram disputando o meio do mapa enquanto eu montava meu complexo habitacional de sítios arqueológicos lá no cantinho. O Carlos tava mais perdido do que cego em tiroteio mas foi fundamental no resultado. Fincou pé em templos estratégicos e a exemplo do Arthur, é sempre um fator caos a mais pro jogo. Jogamos com a variante de leilão e não consigo imaginar jogar sem ela. Acho que o jogo ganha muito em estratégia. Vale lembrar que o Franklin chegou com suas teorias altamente embasadas de "Não se dá mais que 3 em um leilão". Valor que foi alterado várias vezes ao longo do jogo. Além, é claro, de pegar o joystick do Carlos no jogo.
Final do jogo e vitória apertada minha em cima do Guilherme, por apenas 4 pontos. Nesse meio tempo, rolou uma partida de Rá (virou figurinha carimbada, sempre tem uma partida) com uma vitória do André, o rei dos leilões. Lá no fundo, rolava um Citadels com 6 pessoas com a galera do Dia D. Acabada as mesas, um fato histórico. Franklin comeu 5 salgados na mesma leva batendo o recorde do Calabouço e entrando de vez para o Hall da Fama. Separado novamente os grupos, montamos uma mesa de Rá (eu, André rei dos leilões e o Carlos), Guilherme numa learning session de Amytis, que sucedeu uma rápida partida de Loot com vitória feminina! Enquanto isso, Bouzada e Arthur num 1x1 d Nexus Ops (Franklin precisou ir embora) e lá embaixo rolava uma partida animada de Red Dragon Inn.
Bouzada comprou 4 aranhas, rushou e não deu pro Arthur. Eu acabei ganhando no Rá com uma pontuação monstruosa de monumentos e o Rogue ganhou a Priest lá embaixo , uma vitória por embriaguez, raro para a Priest. Bouzada precisou ir embora e arrastou o Guilherme que deixou a vitória no Amytis encaminhada pro Arthur. Eu, Luis, Henry e Carlos jogamos duas partidas de Amazing Flea Circus, um fillerzinho do Knizia. Uma vitória para mim junto com o Luís, outra para o Luís mostrando-se um ótimo dono de circo de Pulgas. O Carlos teve que ir embora, Lucas voltou e fizemos uma longa mas ótima partida de Three Dragon Ante cheia de reviravoltas. O Lucas acabou ganhando combando várias vezes por cor e levando uma aposta muito grande no final do jogo, após a eliminação do Henri. Após ser eliminado, Henri acabou indo embora, Arthur ganhou o Amytis e puxou uma learning session de San Juan. Eu, Lucas e Luís decidimos jogar Midgard. Eu gosto muito da relação custo-benefício do jogo. É muito rápido, há uma certa dose de estratégia e é bem divertido.
O Midgard acabou com uma vitória minha que antes da contagem dos tokens estava muito apertada, com apenas um ponto de vantagem do Lucas sobre mim. Acabei fazendo 7 sets e selando a vitória. No San Juan, o Rodrigo conseguiu uma vitória apertada em cima do Arthur depois de muitos elogios acerca do jogo.
Finalmente, para selar a noite com chave de ouro, duas divertidíssimas partidas de Saboteur que me fizeram escrever aquela introdução. Muita risada, piada, mentira, sacanagem às 4 e pouca da manhã. Jogamos duas partidas, o Saboteur só ganhou duas vezes e quase ganhou uma terceira vez numa dramática corrida por retas, que, invariavelmente, eram despejadas pelo Arthur. O Nobre consegui uma impressionante marca de 90% das vezes ser Saboteur. Na primeira partida, vitória minha e do Arthur com os anões bonzinhos. Na 2a, o Rodrigo que se revezou o tempo todo entre Saboteur e bonzinho conseguiu vencer. Vale lembrar que rolou um anão Homer Simpson logo na 1a partida mas isso a gente deixa nos bastidores ;)
Depois disso, a galera empolgada queria jogar mais, mas era de manhã e acabou rolando uma caravana para a Saens Peña com um animado papo e a certeza de que o hobbie está crescendo e o Calabouço está fazendo sua parte.

Até a próxima.

Nenhum comentário: