O PLANO SECRETO
Assim que adentramos a Caverna das Peças, habitat de nove (dez? onze?) gatos, Antônio Marcelo já havia preparado sua arma secreta contra o ser mais cínico da Cidadela das Peças, que atende pela alcunha de Mosca Morta Dissimulada Palhacento Nome Sugestivo. Não há até o momento armas eficazes contra esse ser, mesmo porque até que se fale seu nome completo, a Mosca Morta já aplica seu golpe fatal e ganha o jogo com sua célebre frase: "Acho que tenho chances!".
Mas Antônio Marcelo não desiste de tomar o reinado da Caverna! E para isso, com a ajuda de fiéis aprendizes (Baiano, Leandro e eu), marcamos um Power Grid (jogo até então não dominado por moscas dissimuladas). E para completar, Antônio traz à mesa uma bebida um tanto (hmm) alegre! GuaraGay! Tudo para tentar finalmente impedir que "André Fel Barros Mosca Morta ah vc já sabe o resto" vença as batalhas. Mas o que ninguém estava contando é que o terrível vilão tenha ficado bastante a vontade com o líquido, que por sinal, estava fresquinho, fresquinho...
CORÉIA - UM POWER GRID DIFERENTE!
Antônio Marcelo, que detém o título de Vossa Majestade do Power Grid, estava pronto para dar o pulo do gato quando um dos gatos quase pulou em cima do tabuleiro! Talvez isso o tenha desnorteado e quem agiu depois disso foi uma mosca bastante conhecida...
Voltando ao início do jogo, as primeiras usinas foram bastante disputadas com leilões chegando quase ao dobro do valor mínimo. Antônio sempre comprava pelo valor mínimo, pois sempre passava os leilões e, sendo o último, conseguia tal feito com facilidade. Em contrapartida, precisava sempre ficar com menos casas (e ganhar menos dinheiro por conta disso). A estratégia fez com que ele conseguisse sempre economizar nos mercados. Isso mesmo, a Coréia tem dois mercados, o do Norte (menor e mais barato) e o do Sul (maior e mais caro). Quando chega a vez do jogador comprar matéria-prima, ele tem que escolher apenas um mercado. E pra completar a situação crítica, urânio só existe no sul! Leandro, que afirmava toda vez que só tinha jogado uma vez e não tinha chances (outra mosca???), conseguia pagar barato na colocação de casas. Baiano, narrando o jogo de todo mundo, usou a tática da diversidade (hmm) de usinas. Ele construiu em uma região não muito barata, para que no step 2 e no 3 tivesse mais opções. Eu apostei no urânio, que cada vez ficava mais barato (chegou a custar 2!), mas paguei caro por algumas usinas. Fel se lamentava pelos erros cometidos (comprou uma usina de lixo, jogando fora uma importante usina eólica) e apontava como prováveis vencedores Antônio Marcelo e eu. Depois de um step 2 de 1 rodada e um step 3 aparecendo após a compra de usina pelo Fel, Leandro e eu já podíamos abastecer 15 casas e o Antônio 17. O problema era que estávamos com 10 casas em média e faltava dinheiro para construirmos mais. Fel, que sempre conseguia queimar (hmm) mais matéria-prima que todos, já tinha 13 casas. Comprou então uma usina (não tendo concorrência) e mais 2 casas. Leandro foi o único que conseguiu construir e iluminar as 15 também, mas acabou perdendo por dinheiro para o Mosca Morta. Agora terá que chamar sua horda de zumbis (do Last Night on Earth) pra tentar outra investida!
Resultado Final:
1°)Fel - 15 casas iluminadas(13 de dinheiro)
2°)Leandro - 15 casas iluminadas(0 de dinheiro)
3°)Warny - 12 casas iluminadas (24 de dinheiro)
4°)Antônio - 12 casas iluminadas (6 de dinheiro)
5°)Baiano - 11 casas iluminadas
NEM AGROTÓXICOS SEGURAM A MOSCA!
Começamos mais uma partida de Agricola. Leandro, afirmando categoricamente que só tinha jogado uma vez aquele jogo (novamente?), começou a criar animais desde cedo. Antônio e Baiano se revezavam no "Starting Player". O primeiro decidiu aumentar a família desde cedo e o segundo investiu em arar vários campos e ter um boa plantação de grãos. Eu fiz o terceiro membro da família mais cedo e consegui acumular 18 de madeira, o que me possibilitou fazer mais dois cômodos e 4 estábulos em uma só ação. O que foi suficiente para o Fel dizer: "Você já ganhou!". Em cada jogo com o Mosca Morta, faço uma aposta com ele. É simples, se ele ganhar a partida, depois de afirmar que vai ficar em último, perde a aposta. Se ele perder mesmo a partida, ganha a aposta. Está 6 a 1 pra mim.
Fel resolveu investir em plantações, por mais que fale que gosta de animais (temos que respeitar as fantasias de cada um). Conseguiu fazer um bom combo de cartas, fez o Clay Oven, renovou para casa de pedra, fez cinco membros da família, nunca teve problema com comida, fez pontuação máxima em varios itens e mesmo assim disse que não estava bem no jogo. Ganhou com 53 pontos.
Eu ganhei 2 cartas de mendigo no começo do jogo, mas foi calculado, pois tinha a carta de Ocupação que tirava os mendigos. Mas apesar de ter uma Minor que permitia assar pão na fase de colheita, tive problemas em pagar comida durante o jogo, o que impediu que eu renovasse para casa de pedra.
No final, mais uma vitória do Mosca Morta, que, no Agricola, nem lançando agrotóxicos faz com que perca a partida. E tem gente que nem quer enfrentá-lo para não perder a invencibilidade!
Resultado Final:
1°)Fel - 532°)Warny - 37
3°)Leandro- 33
4°)Antônio- 32
5°)Baiano - 13
Warny Marçano