
Geral rindo pra caramba jogando Leréia.
Depois de duas semanas voltei ao Calabouço para uma joguinha e rolaram uns euros bacanas e umas improvisações hilariantes no final.
Para começar tivemos uma mesa de Dungeon Lords comigo, Fel, Americano e Zé. A partida foi bem boa com o Zé pancando os aventureiros sem pena no primeiro ano, e no segundo mesmo com a recuperação do Americano não foi o sufiente para tirar a vitória dele. Resultado Zé, Americano, Fel e eu.
Depois o Fel foi correndo pra casa (devia estar "apertado" ou algo assim) e enquanto a outra mesa (com Franklin, Renato e Arthur) jogava Goldbräu nós puxamos um Samurai.
Meu "dungeon" ainda no comecinho do Dungeon Lords.
Americano abriu com uma estratégia agressiva, enquanto eu tentava cercar as pecinhas para dar o bote, mas não deu certo para nenhum dos dois, com um jogo mais consistente o Zé alcançou uma maioria sozinho (enquanto as outras ficaram meio empatadas) e levou a partida.
Aí terminadas as mesas procuramos algum jogo pra 6 mas as prateleiras do Calabouço não ajudaram muito, então acabamos pegando o dicionário tosco e velhão que tem por lá para uma partida de Leréia.
A partidinha da outra mesa no Goldbräu.
Foi muito engraçado, as definições eram as mais elaboradas e na maioria dos casos ficava difícil decidir entre as opções qual poderia ser a verdadeira. Destaque para "taboca" que teve uma definição extra-jogo que vai pegar.
Ainda jogamos um Super Master bizarro só com as perguntas que foi se estendendo até as 3 da matina, e o Zé como tava afiado ganhou também nas duas partidas "farra" da noite.
sexta-feira, 16 de abril de 2010
E a taboca da Vovó?
sexta-feira, 26 de março de 2010
Quorum "gamer" em noite vazia e Brass bizarro.
Ontem rolou um Calabouço atípico. Quando cheguei estavam Fel, Zé e Arthur jogando uma partida de Thunderstone vencida com facilidade pelo Arthur.
Depois uma das grandes "descobertas" atuais, rolou um Samurai com os quatro. A partida foi bem interessante e cheia das cubreadas inteligentes que o jogo proporciona.
O cerco as figuras do Samurai.
No final Zé ganhou com o Fel em segundo e eu em terceiro, o Arthur não conseguiu nenhuma das maiorias e ficou de fora da disputa final.
Com a saída do Fel resolvemos jogar um joguinho "pesado" e a escolha foi o Brass.
Depois de uma lida rápida para relembrar as regras começamos a jogar. Partida rápida, nego jogando em rítmos frenético e todo mundo com grana sobrando (o que tava bem estranho), final da Era dos canais eu era líder com 22 pontos (????).
Estragamos o que seria uma excelente partida de Brass.
Quase terminando a Era das ferrovias percebemos que tinha alguma coisa MUITO errada, pois sobrava muito dinheiro e faltava peças no tabuleiro, foi quando nos demos conta que estávamos fazendo apenas UMA jogada de carta por rodada ao invés de duas. Bem, o jogo ficou bem rápido, mas ficou uma merda, desistimos antes do final.
Então para terminar a noite um A Touch of Evil, nova aquisição da ludoteca e que dessa vez foi mais divertido que na primeira vez que tentamos ele no Calabouço.
A Touch of Evil - Cadê o vampiro?.
Na hora de pancar o monstro da vez (o vampiro) eu tentei 3 vezes e sempre fui sacaneado pelo Arthur, depois o Zé tentou também sem sucesso (dessa vez sacaneado pelos dados), aí ficou fácil pro Arthur que não teve muitas dificuldades para matar o bicho.
sexta-feira, 19 de março de 2010
Viagem ao mundo pelos tabuleiros.
Ontem foi dia de visitar vários paises durante a joga. Quando cheguei no Calabouço só estava o Arthur então puxei logo um Shanghein. Joguinho leve para duas pessoas onde somos capitães recrutando piratas na taverna.
Rola-se dados, escolhemos a tripulação e no final contamos a pontuação. Divertido, rapidinho e despretensioso, jogarei outras vezes. Nessa partida empatamos.
A taverna do Shanghein, redesenhada pelo povo do BGG.
Com a chegada do Filipe nos mantivemos no oriente e puxamos um Samurai, jogo da qual eu sempre tive muita curiosidade para conhecer.
Joguinho de colocação de tiles e set-collection, onde usamos as nossas peças para medir forças e conseguir a maioria entre pelo menos um dos três tipos de peças para ficar apto a vencer a partida, caso consiga em duas das três vence automaticamente. Foi esse o caso, aliás o Arthur conseguiu a maioria nas três peças, uma lavada.
As peças esperando para serem disputadas no Samurai.
Ainda com a mesma mesa fomos para "território europeu" onde rolou um Domaine. Dessa vez a partida foi mais disputada que a da semana passada, e por um descuido danado acabei deixando o caminho livre para a vitória do Filipe, comigo em segundo e o Arthur em terceiro.
Para fechar a noite ficamos pela europa mesmo, só voltamos um pouco mais na história e tivemos uma partida muito boa de Colosseum.
Roma e seus coliseus cheios de atrações.
Nesse jogo somos donos de arenas da Roma antiga e temos que fazer os melhores espetáculos para atrair o máximo de público possível e assim ganhar muitos pontos de vitória.
Tava todo mundo até bem parelho até a quarta rodada quando o Arthur deu uma disparada sinistra, e por conta de um esquecimento de regra, toda a minha rodada foi para o lixo. No final Arthur em primeiro, Americano em segundo, Renato em terceiro, Filipe em quarto e eu bem atrás em último.
sexta-feira, 12 de março de 2010
Casa cheia... de gente nova...
Ontem foi bacana, o Calabouço está voltando a receber muita gente nova, e as prateleiras estão voltando a ter muitas opções de jogos.
Tivemos 3 mesas simultâneas e 5 caras novas no pedaço. Rolaram umas partidas de Taluva, Thunderstone, Stone Age, Rum & Pirates entre outras.
Galera investindo nos bares do Goldbräu.
Eu joguei duas partidinhas só, na primeira finalmente estreamos o Goldbräu do Carlão. Esse é um jogo econômico onde gerenciamos ações de cervejarias e bares, como em todo bom jogo desse tipo eu faço mais figuração do que qualquer outra coisa.
Carlão acabou gerindo melhor a grana dele e levou a partida, com Filipe em segundo, Arthur em terceiro e eu em último.
Nobre tentando cercar seu terrenos no Domaine.
Depois puxei uma partida de um jogo que eu gosto muito, mas quase não jogo, o Domaine. Esse é um jogo onde você tem que cercar a área com seu "castelo" para pontuar segundo as coisas que estiverem no seu domínio.
Como era a primeira partida do os outros três eu tive uma grande vantagem e ganhei a partida em pouco mais de uma hora, o Filipe ficou em segundo, Arthur (que ficou prejudicado pela falta de cartas de cerca) em terceiro e Carlão em último.
sexta-feira, 5 de março de 2010
Os últimos... bem, vão continuar por lá...

Galera jogando um Pague Para Ver bem estilo sauna gay.
Calabouço da melhor qualidade ontem. Quando eu cheguei tava rolando uma mesa de Fishe Fluppen Frikadellen trazido pelo Léo "Friese" Rossi, e como a partida estava já começando esperei um pouco até chegar o Fel e o Daniel Original.
Puxei um Thunderstone para apresentar aos dois. Para quem ainda não leu nada à respeito, o jogo utiliza as mecânicas de "deck-building" do Dominion, mas com temática RPG muito bem colocada no jogo, que deixa ele muito interessante.
O Fishen Fluppen do Léo lá pela metade.
A partida foi boa com o Fel ganhando, Daniel em segundo e eu em último.
Depois com a chegada do Shamou foi a vez de jogarmos um Chicago Express. Nas duas primeiras vezes que ele viu mesa no Calabouço teve uma recepção bem fria, mas o Fel insistiu nele e realmente o jogo melhorou sensivelmente nessa partida.
Os trenzinhos querendo chegar a Chicago no Chicago Express.
O Fel como tem jogado ele com frequencia ganhou, com o Shamou logo atrás, seguido do Daniel e eu em último (de novo).
Parte de galera foi pra casa e que ficou se separou em duas mesas, o Americano e o Arthur ficaram no Thunderstone e eu, Zé e Léo jogamos um Pillars of the Earth.
O bonito e bacana Pillars of the Earth.
Esse tava na minha lista para conhecer a um tempão, e ele atendeu legal as expectativas. É um worker-placement clássico, muito bonito, rápido e tranquilo de explicar. A nossa partida demorou uma hora e pouquinho e o Zé ganhou com o Léo em segundo e adivinhem? Eu em último. Calabouço produtivo e de bons jogos.
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Noite boa de Calabouço
Ontem rolou um Calabouço bem bacana. Quando cheguei lá estavam o Rocco e o Americano jogando uma partidinha do indefectível Dungeon & Dragons Minis.
Continente se povoando no Small World.
Na "de fora" tinhas o Taniel e o Arthur e com a chegada do Zé e do Shamou armamos uma boa mesa de Small World.
Foi uma partida atípica com o Taniel quietinho no norte do continente só fazendo pontos e ganhando a partida usando apenas DUAS raças, na segunda colocação (se posicionado bem no tabuleiro) o Zé e da galera da pancadaria no sul fiquei eu e o Arthur empatados em terceiro e o Shamou em último.
Os navios descobrindo novos territórios no Anno 1701.
Depois rolou uma rearrumação nas mesas (que tinha terminado um Palavras Cruzadas), em uma com o Taniel, Americano e Carlão rolou um Endeavor e na outra comigo, Zé, Arthur e Shamou rolou um Anno 1701.
Esse é um joguinho do mesmo criador do Catan (o Kalus Teuber) que eu tinha comprado mas ainda não tinha conseguido por na mesa. E valeu a espera, ele é uma mistura de mecânicas do Catan basicão com Catan espacial, tirando o melhor dos dois e fazendo um jogo bem estratégico, com uma dose de sorte mas muito bacana.
Mais descobertas, dessa vez no Endeavor.
O jogo ficou disputado até o final (inclusive com uma arrancada impressionante do Shamou nas últimas rodadas) e o Zé conseguiu a vitória, novamente eu empatei com o Arthur e o Shamou ficou um ponto atrás.
No Endeavor o Americano levou com o Carlão em segundo e o Taniel fechando, aí mais uma arrumação de mesa e o povo que permaneceu no Calabouço (eu, Zé, Arthur, Shamou e Americano) jogou um Pickomino para fechar a noite.
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
Boa jogatina com aniversário Nobre
Casa cheia ontem, principalmente pela presença da galera que foi comemorar o aniversário do amigo Nobre (ou nobre amigo, enfim) e como não podia deixar de ser, muita coisa legal rolando nas mesas.
Cheguei com a intenção belicosa de jogar um joguinho de porrada, mas ao invés disso comecei a noite fugindo do Jason no Fearsome Floors.
Jason virando figurinha fácil do Calabouço.
Mesa cheia comigo, Fel, Carlão, Taniel, Arthur e MGM. Com algumas cubreadas o Jason fez um banquete, mas não conseguiu terminar o jogo por falta de personagens, sorte do Fel que conseguiu escapar com dois "frank-sinatras" antes de todo mundo.
Depois rolou um joguinho novo pra mim, o Kingdoms. Nele você tem uma matriz onde são colocados tiles de modificação de pontos e você vai colocando uns multiplicadores (que são uns castelos) para pontuar na coluna x fileira onde ele está.
O interessante e rapidinho Kingdoms.
Outro jogo super aberto a cubreadas de todos os tipos, colocando valores negativos nas colunas dos outros, tentando aumentar sua pontuação "abando" os pontos dos adversários. Nessa partida o Carlão mandou bem e ganhou deixando o MGM em segundo, eu em terceiro e a trinca Fel/Franklin/Alberto em último.
Depois disso hora de um joguinho com mais decisões. Eu, Zé, Franklin e Alberto puxamos um Ad Astra.
Ad Astra e seu "tabuleiro".
Esse é um grande jogo de exploração/recursos/construção que tem uma "cara" de Catan, mas com seleção simultânea de ações e com mais estratégia. A partida foi muito legal com o Franklin abrindo uma vantagem boa e mantendo a liderança até o final, o come-quieto do Zé ficou em último até a derradeira rodada mas acabou em segundo, eu fiquei em terceiro e Alberto em último.
Depois, já eram uma e meia da manhã, decidimos jogar uma partida "rapidinha" de Smallworld. Depois de 2:30h de partida onde nego pancou quem podia e muitas raças decliando o Zé ganhou com o Franklin em segundo eu em terceiro e Alberto em último.
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
Calabouço dos fillers

Ontem foi dia de Calabouço light, os jogos que viram mesa (tirando um twilight Zavandor com Nobre e mais dois) foram só pra passar o tempo e na maioria dos casos, para cubrear os adversários.
Cheguei cedo e já tinha uma mesa de D&D Minis rolando com Rocco e Americano, então eu, Arthur e o Daniel Botafoguense puxamos uma mesa de Não Entre Pelo Cano.
Minha encanação devidamente cubreada
no Não Entre Pelo Cano.
Esse é um joguinho de cartas em que você tem que montar sua tubulação do registro até a torneira sem deixar vazamentos (que são "gentilmente" fornecidos pelos adversários). Jogamos duas partidinhas rápidas, na primeira o Arthur conseguiu ganhar, mas na segunda foi tanta pernada que a partida terminou sem vencedores.
Depois com a chegada do Renato armamos uma mesa de Fearsome Floors. O Jason fez a festa, principalmente com a família Addams (pecinhas do Renato) que volta e meia tinha alguém morto. No final eu consegui salvar os meus "topetudos" e levei a partida.
Jason esperando pra fazer a festa no Fearsome Floors.
A casa foi enchendo e o Kiko chegou com o cunhado (doravante chamado de Robin), que já tinham jogado um Abalone pra aquecer, e com a mesa cheia pegamos um Rum & Pirates.
A partida foi disputada, mas eu tava na noite do "pega-escorpião" (que são tiles que tiram pontos no final da partida), muitos deles "gentilmente" cedidos pelo Renato que acabou ganhando a partida, eu e Kiko empatados em segundo com Arthur em terceiro e Robin em último.
"Sigam o capitão" dizem os piratas do Rum & Pirates.
Mais farra dessa vez com Ziegen Kriegen (ou o jogo dos bodinhos) já com o Shamou na mesa. Jogamos umas três partidas, em duas ele ganhou (é o rei do bode) e a outra ninguém ganhou por conta de uma ilhota ridícula de pequena.
Ainda deu tempo para duas partidas de Zack & Pack (Arthur levou uma e o Kiko outra) e uma emociontante corrida no Snow Tails, que depois de dominada praticamente todo o percurso pelos meu trenô acabou vencida na reta final pelo Arthur, com o Kiko em segundo e eu em terceiro (por uma casa de diferença).
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
Primeiro Calabouço do ano.
Ontem depois de quase um mês, voltei ao Calabouço, e além de mim tiveram umas presenças ilustres com o Guilherme "Peitola" com a patroa e o amigo Rômulo (da Lista Lúdica).
Devido ao dilúvio que rolou o quorum foi baixo, mas deu para jogar umas paradinhas. Logo de cara rolou um Abalone com o Arthur que eu acabei perdendo.
Partidinha de Abalone para abrir os trabalhos.
Depois partimos para a primeira partida de Betrayal da noite. Nesse jogo somos exploradores numa casa abandonada cheia de mistérios, até o momento em que um dos jogadores se torna o vilão do jogo e uns tentam sobreviver enquanto o vilão tenta matar todo mundo.
Na primeira partida tivemos que enfrentar a banshee que era controlada Peitola, mas os sobreviventes não deram nem pro começo.
Depois disso uma partidinha leve de Zack & Pack já com a chegada do Tiago (que apareceu pela segunda vez ao Calabouço). Partida boa e equilibrada, mas o Rômulo conseguiu gerir os prejuízos melhor e ganhou o jogo.
O térreo da casa do Betrayal ainda sendo descoberta.
Para fechar a noite (pelo menos a minha), mais uma rodada de Betrayal. Dessa vez a "maldição" do jogo começou sem traidores, o que facilitou muito a vida para os sobreviventes, que antes que as sombras sinistras começacem a se mover já tinha resolvido boa parte do objetivo.
Só deu tempo das sombras matarem o Arthur, mas não foi o suficiente, desconjuramos a entrada para o outro mundo, e as sombras ficaram no limbo para sempre.
E foi isso, tava com uma dor de cabeça fudida (maldita coluna) e fui para casa. Segundo o Rômulo rolou um Zavandor até tardão depois.
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
O Calabouço mais vazio de todos os tempos...
Ontem caiu uma daquelas chuvas de parar a cidade, e eu acabei dando "sorte" de chegar no Calabouço antes a rua encher, resultado, mais ninguém (além do Bruno e o do Americano) conseguiu chegar.
Stone Age para esperar mais gente chegar.
Tentei jogar um Abalone com o Arthur antes dele ir viajar, mas acabamos não terminando a partida. Depois de esperar o Bruno e o Americano jogarem um D&D: Minis puxamos um Stone Age.
Os dois jogam muito esse jogo, então eu já sabia que ia entrar para fazer figuração, o resultado foi o esperado, Americano em primeiro, seguido do Bruno comigo muuuuito atrás.
Kingsburg para esperar a água da rua baixar.
Depois rolou um Kingsburg, mais um jogo em que gostaria de saber jogar mas me falta quantidade de partidas. Desse vez o viciado é o Bruno, que ficou em primeiro, com o Americano em segundo e eu (devido a umas porradas dos bichos de final de ano) em último.
E foi só. Agora Calabouço só em 2010. A todos os amigos um bom natal e um ano novo cheio de jogatinas.
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Aqui só se joga Essen.... ou quase!
Quinta de Calabouço tranquilo, quando cheguei já estavam começando uma partida do In the Year of the Dragon, então fiquei na "de fora" esperando o resto do povo ir aparecendo.
Os que chegaram logo depois foram Fel, Groo e Rodrigo Gonzalez e aproveitamos para puxar o primeiro "Essen" da noite o Assyria (por que agora o Groo disse que só joga Essen, que povinho mais mal acostumado).
O bacana (e bonito) Assyria da Ystari Games.
No jogo somos tribos nômades preocupadas em crescer nosso território, alimentar a galera que tá no deserto, subornar a chefia para ter privilégios, se proteger das enchentes e é claro arrumar uns camelos (que é a moeda corrente no jogo).
A mecânica depois que você pega ela é bem simples, primeiro temos que plantar/colher comida para sanar a necessidade das cabanas, feito isso começamos a expandir nossos territórios colocando cabanas no tabuleiro e em seguida alimentando o que dá (alguns acabam morrendo de fome e as cabanas voltam pro dono).
Galera animada no Dominion (predileto da casa).
Feito isso vamos angariar fundos (cosneguir camelos) para realizar ações e pontuar conforme cabanas no mapa ou poços construídos. Passada essa fase podemos realizar algumas ações (como construir/ampliar zigurats, fazer oferendas aos deuses) para depois começarmos uma nova fase até que um dos reinados termine em enchente e pontuemos (são 3 reinados no total).
O joguinho é legal, bem no estilo Ystari, que faz jogos bacanas, bonitos e nada "bobos". Na nossa partida o Fel começou mal (reclamando que o jogo era quebrado e que ele tava fudido e ia perder) mas acabou ganhando, seguido na cola pelo Rodrigo, comigo em terceiro mas bem atrás e o Groo um ponto atrás de mim em último.
Depois disso já tinha uma mesa animadíssima de Dominion (um dos prediletos da casa) com a expansão Seaside (que eu achei boa demais) e outra jogando um Leonardo da Vinci. Para não ficarmos parados, puxamos um Dungeon Lords que eu tava querendo muito conhecer.
Partidinha de Leonardo da Vinci.
A galera das antigas vai lembrar do Dungeon Keeper do computador, e o jogo é exatamente isso passado para o tabuleiro. Nele somos donos de masmorras e temos que construir nossas salas, alimentar nossos imps trabalhadores, contratar monstros isso tudo para nos "protegermos" dos heróis que querem invadir nossa "casinha" e roubar nossos tesouros.
O Vlaada Chvátil tem se tornado um dos grandes nomes em design de jogos, e esse é mais um que vai figurar entre os grandes lançamentos de 2009. Jogo fácil de explicar, mas cheio de nuances e detalhes que tornam ele bem "cabeçudo".
As masmorras do excelente Dungeon Lords.
O jogo se passa em dois "anos" e a cada estação temos umas fases de preparação, execução de ações e coisas ruins que acontecem aos "donos de masmorras". Passado esse ano, um grupo de aventureiros sem coração tenta invadir seu dungeon, para isso temos 4 rodadas de combate, a cada rodada em que pelo menos um aventureiro se mantém vivo uma parte da dungeon é descoberta (e isso vai acarretar em perda de pontos no final).
Não deu para jogarmos o segundo ano, mas terminamos o primeiro ano todo e o jogo é bom pra caramba. Assim como o Galaxy Trucker (outro jogo do Vlaada) fica a vontade de jogar novamente assim que acaba a partida.
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Novidades da Essen e Math-trade
Ontem o Calabouço serviu de "QG" para organização dos envios dos jogos trocados na math-trade brasileira. Isso fez com que o povo desse uma passada lá e mesmo com tanta coisa disponível, acabasse não jogando nada (como o Cadu e o Flávio).
Mas o povo que ficou por lá não pode reclamar do repertório. A galera "da casa" estava treinando para torneios de Dungeon & Dragons Miniatures, então Arthur, MGM, Rocco, Bruno, Americano e Renato ficaram se revesando no jogo.
Carson City com seu terreno ainda pouco construído.
Já a galera do tabuleiro abriu logo duas mesas, uma ficou no In the Year of the Dragon e a outra estreiou o Carson City.
Para quem quiser uma resenha mais detalhada do Carson vale a visita no meu blog. A nossa partida foi a primeira de todo mundo, então as decisões foram bem aleatórias nas primeiras rodadas, mas conforme íamos conhecendo melhor o jogo fomos vendo quais as melhores formas de pontuar e ganhar dinheiro com as construções. No final o Fel ganhou, com o Groo em segundo seguido do Filipe, eu e Carlão em último.
O bacana Mykerinos de volta à mesa.
Depois disso o Franklin estava pilhadão pra jogar o Agricola com expansão, mas tava quente pra cacete, tinha muito mosquito e a gente tava querendo dormir cedo, então desistimos. Antes de decidirmos o que jogar, eu ensinei o TZAAR pro Fel, foram duas partidas rapidinhas.
Os fantasmas do Ghost Stories começando a festa.
Depois eu, Zé e Fel jogamos um Ghost Stories e na outra mesa rolou um Mykerinos. Na nossa partida o Fel ficava dizendo o que eu e o Zé faríamos, mas efetivamente não matava muitos fantasmas, nós dois exorcizamos um bocado deles, mas não foi o suficiente para ganharmos a partida.
De um modo geral foi um bom Calabouço, mas acho que daqui a pouco vamos ter que optar por jogos de tabuleiro aquáticos, pois o verão tá vindo "de com força".
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Hot, hot... hotter than hell!!!!!
Verão batendo a porta e o Rio de Janeiro tá começando a ficar "Rio 40ºC". Isso tem reflexos diretos no Calabouço, primeiro que a quantidade de líquidos que estamos bebendo é muito maior, outra coisa são os jogadores sem camisa (seria interessante se não fossem só "sacudos" jogando).
Mas isso não tira o ânimo da galera, ontem a casa estava novamente bombando, tinham 5 mesas rolando simultâneas e geral se divertindo.
O tabuleiro diferente do TZAAR.
Minha primeira mesa da noite foi uma learning-session do TZAAR com o Filipe. Esse é mais um jogo do GIPF Project, e nele o sistema de jogo é ir tirando as peças do adversário fazendo que um determinado tipo (das 3 existentes) seja completamente eliminado.
Essa série tem realmente jogos muito bacanas e é difícil entre os três que eu já joguei dizer qual eu gostei mais. Jogamos 3 partidas diretas e o Groo ainda jogou uma com o Carlão.
Depois disso formamos uma mesa com o Cavum. Nesse jogo somos mineradores que temos que descobrir veios de pedras preciosas para depois vender e ganhar nossos pontinhos.
Os tuneis e os veios de pedras preciosas no Cavum.
O jogo rola em 3 rodadas, onde cada jogador tem 12 ações a serem realizadas, sendo que a última é prospectar os veios e recolher as pedrinhas. Como o jogo é bem aberto a cubreadas, essas acontecem bastante, fazendo com tenhamos que pensar e repensar muito na nossa jogada (o que deixa o jogo meio lento).
Na partida Groo e eu abrimos uma boa dianteira nas duas primeiras rodadas, mas mesmo assim na rodada final o Filipe ainda fez uma graça e quase chegou junto. Eu acabei ganhando com uma diferença de 4 pontos pro Groo, com o Filipe em terceiro e o Carlão em quarto.
Depois disso uma galera estava terminando o Kingsburg e o Mr. Jack e as mesas foram refeitas lá na parte de cima e eu desci, pra onde não estava um inferno de quente, e fui jogar botão.
Será que o Jack conseguiu fugir no Mr. Jack?
Esperei a partida entre o Camilo e o Renato II terminar (com a vitória do Camilo) e peguei a "de fora". Ontem eu tava quente, já tinha ganho todas no TZAAR e no Cavum no botão não foi diferente, 3x1 contra o Camilo. Depois um 3x0 contra o Renato II que devolveu o placar na última partida, mas com aquele calor todo meus jogadores já estavam muito cansados (hehehehhe).
Foi isso, saí relativamente cedo (antes das duas) e o pessoal ainda tava animado (mas com calor) começando umas mesas de Twilight Struggle e Le Havre.
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Futebol de botão bombando no Calabouço
Dia de casa cheia, pessoal novo chegando pra conhecer e a galera "old-school" tocando o horror.
Quando eu cheguei só tinha o Arthur dando mole, resultado, dois tempos de 10 minutos no futebol de botão. As nossas partidas estão terminando invariavelmente empatadas, mas a qualidade das jogadas está melhorando consideravelmente. Final 1x1.
Depois o Filipe chegou e enquato o Arthur ia esquentar as empadinhas mais uma partidinha, dessa vez o Pontiguiba fez bonito, mas o adversário não jogava a muito tempo, tem que dar um desconto. Final 3x1.
A cada vez mais regular mesa de botão do Calabouço.
Com a casa começando a bombar abrimos duas mesas. Uma puxou um Le Havre (Fel, Juan e Bruno) e outra um El Grande (eu, Zé, Filipe, Groo e Rodrigo), mais tarde ainda abriu uma de Stone Age com a mulecada nova e o Americano e o Fel jogou um Warhammer: Invasion com o Bruno.
O El Grande era uma "falha lúdica" pro Filipe e pro Zé que nunca tinham jogado esse clássico de 95, ontem eles riscaram essa com uma boa partida. O Groo ficou marcando o Zé, enquanto as primeiras posições alternavam entre eu, Filipe e o Rodrigo.
O rei tomando conta do castelo no El Grande.
Mas com um jogo mais consistente e uma pontuação mais regular o Rodrigo abriu uma boa dianteira no último terço do jogo e levou a partida, a segunda colocação ficou com o Filipe poucos pontos a minha frente deixando o Zé em quarto e o Groo em quinto (pra delírio do Zé).
Depois disso rearrumamos as mesas, uma puxou um Giants (Rodrigo, Filipe, Zé, Original e Groo) e eu e Camilo fomos jogar botão.
O Camilo ficou zoando que não perdia e tals e eu caí na asneira de achar que já tinha tirado a ferrugem, resultado, na primeira partida (alternando em bolinha e dadinho) tomei uma porrada vexatória, 5x1.
Partida animada (e demorada) de Giants.
A segunda partida foi mais disputada, o Camilo abriu 2x1 eu virei pra 3x2 cheguei a ampliar, quando o relógio tocou eu novamente fiz besteira e sugeri mais 2 minutos pelas paralizações para pegar bolinha e tals. Me ferrei, o Camilo virou para 5x4.
Depois disso foi hora de conhecer um jogo que o Fel tinha dito que eu iria gostar, o Ad Astra (mesa comigo, Camilo, Franklin e Americano). Ele é um jogo de exploração com negociação que utiliza a mecânica de seleção simultânea de ações de uma forma que eu não lembro de ter visto antes.
Cada jogador tem um deck de ações e existe um tabuleiro onde cada jogador coloca uma ação de cada vez, na ordem que lhe bem interessar e depois que cada um colocar 3 para o turno, elas são abertas na ordem e executadas por todos. Muito interessante e com decisões pensadas em cima do que os outros podem fazer.
Os planetas "arrumados" para serem explorados no Ad Astra.
Na nossa partida cada um partiu para um tipo de pontuação e todos pontuaram relativamente bem em algum ponto do jogo, mas no final deu Franklin que abriu uma vantagem grande no final, seguido pelo Americano com o Camilo em terceiro comigo em último.
Quando saí o povo ainda ia puxar alguma coisa, enquato dentro da casa do Arthur rolavam várias partidas de botão entre ele e o Renato II.
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
A volta dos jogos sumidos
Ontem foi dia de Calabouço cheio, com gente nova e uma galera que andava meio sumida e uns jogos esquecidos vendo mesa. Enquanto as mesas iam pensando o que jogar eu e Arthur puxamos logo uma partidinha de 20 min. de botão.
O Arthur apareceu com uma cera para "dopar" os jogadores, e eles ficaram parecendo corredores, então o jogo foi um show de inabilidade, resultado 1x1. Tá na hora do povo começar a trazer time pra jogar também.
Nave da primeira viagem no Galaxy Trucker.
Depois disso formamos duas mesas, uma ficou com o Mare Nostrum (Fel, Groo, Zé e Bouzada) e o outro ficou com Galaxy Trucker (eu, Arthur e Carlão).
No Galaxy a primeira viagem foi tranquila, poucas avarias nas três naves e o Arthur começando a pontuar bem. O que acabou com a disputa foi a segunda viagem, eu usei minha tripulação quase toda numa nave abandonada e na carta seguinte os piratas acabaram com o resto dela, resultado, nave à deriva e nada de pontos.
A mesa "organizada" do Agricola.
Mesmo fazendo uma terceira viagem muito boa, não deu para ameaçar o jogo do Arthur que ganhou a partida, comigo em segundo e Carlão em terceiro.
Depois disso quem viu mesa foi o Agricola (Original, Bruno e dois novos jogadores) e o Endeavor (eu, Renato "novo", Leandro, Franklin e Carlão).
Foi minha primeira partida do Endeavor, e era um jogo que eu tava muito na pilha de jogar. Nele somos exploradores saindo do "velho-mundo" em busca de novas terras. A mecânica é simples e rápida de explicar e o jogo flui muito bem.
Endeavor já bem avançado.
Na nossa partida eu fiquei investindo nos territórios da europa (grande erro) enquanto o resto da galera ia expandindo, depois de algumas escolhar ruins de investimento de cubras acabei fazendo uma partida fraca.
O Carlão é que tava "esmerilhando" e nas duas últimas rodadas deu uma crescida impressionante e acabou ganhando com mais de 10 pontos de diferença para o Franklin, o Renato "novo" em terceiro deixando eu e o Leandro empatados em último.
Depois disso todas as mesas acabaram e houve um redestribuição, um povo partiu pra um Can't Stop, outro pro Endeavor e eu, Zé, Fel e Bruno jogamos um Niagara.
Zoom nos barquinhos do Niagara.
Gosto muito desse jogo, mas ele funciona muito melhor quando você não está com muito sono, aí você consegue contar direito como o rio vai descer (hehehehehe). Perdi meu barco umas 3 ou 4 vezes por "imprudência", o Zé também estava bem mas acabou despencando e o mesmo aconteceu com o Bruno que perdeu os dois barcos na mesma rodada. Resultado, vitória do Fel (que cumpriu 2 objetivos na mesma hora).
Pra finalizar (já que o sono tava foda), apresentei o Zèrtz pro Zé (hahahahaha), jogamos duas partidinhas, uma vitória pra cada lado.
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Muita chuva = muita gente
É impressionante como em dias com muita chuva acaba lotando o Calabouço, ontem não fugiu a regra, tinham pelo menos umas 25 pessoas jogando.
Eu cheguei com a casa relativamente vazia, mas já tinham umas 5 cabeças. Eu tinha combinado com o Arthur que levaria meu time de botão para jogarmos, mas acabei esquecento, só que vendo os times dele e tals acabamos jogando uma partidinha.
Arthur 3 x 1 Jamaica, semana que vem vou com meu time.
Apesar dos ataque sucessivos do meu time o goleiro do Arthur tava sempre muito bem posicionado e evitou os gols. Ele abriu o placar e logo na saída de bola eu empatei, mas daí por diante foi um show de defesas e bolas na trave, e como a máxima do futebol funciona sempre, quem não faz, leva. Final 3 x 1 para o time do Arthur.
Depois disso já tinha chegado uma galera, incluindo um grupo de Santa Maria - RS que está no Rio para um congresso e aproveitaram para conhecer o Calabouço e a galera. Acabamos eu, Arthur, Fel, Juan e Fábio puxando um Kingsburg com a expansão.
Kingsburg com as expansões.
Decidimos usar todas as novidades e o jogo fica muito mais legal do que ele já era. À saber, as expansões adicionam uma carta que abrimos uma vez por ano que realizam umas ações interessantes, personagens com características diferentes, a eliminação do dado do rei no combate (essa a adição mais maneira) e novos prédios.
Como jogar Kingsburg com o Fel e Arthur é disputar o 3º lugar a partida acabou sendo decidida por um fato inusitado, uma das cartas de ação fez com que o Rei ficasse doente (não podíamos mais usar o 18) e se essa carta saísse de novo o Rei morria e o jogo acabava. Dito e certo no 4º ano aconteceu essa perda para o reino e o Fel acabou ganhando depois de tirar 3 pontos do c... ops... da carta, deixando o Arthur em segundo eu e Fábio empatados em terceiro e o Juan em último.
Nisso estavam rolando várias mesas paralelas (devem ter rolado simultaneamente umas 5 fora o Americano na porra do laptop) onde tinha de tudo : Pandemic com a expansão nova, uma mega mesa de Bang!, LotR: Confrontation, Ghost Stories, Age of Empires III entre outros.
Corrida de trenós no Snow Tails. Foto BGG.
Acabou que eu, Arnie (que reapareceu no Calabouço depois de um tempão), MGM, Fel e Juan pegamos uma mesinha e puxamos o Snow Tails.
Montamos uma pista intermediária, só com as árvores para atrapalhar. Depois de uma saída ruim fiz uma corrida de recuperação, enquanto o Fel tava lá na frente com o MGM, mas na segunda curva consegui colar na liderança e consegui chegar na frente (ganhando nos critérios de desempate) fechando a prova junto com o Fel (que praticamente chegou carregando o cachorro nas costas).
Rolou depois uma mesa de Candamir comigo, Fel, Zé e Léo Rossi. Esse é um jogo do Klaus "Catan" Teuber que eu tinha muita curiosidade de jogar, mas que acabou sendo meio decepcionante.
As construções do Drunter und Drüber.
Ele tem cara de RPG de computador, e a mecânica é meio bobinha, você fica numa de andar, pegar umas paradinhas, usar recursos para construir coisas e ganhar pontos de vitória. O problema é que o jogo acaba sendo muito paradão e não empolga. Uma pena.
Para fechar a noite (pelo menos a minha, pois uma galera ainda ficou por lá) jogamos um Drunter und Drüber, que é outro jogo do Teuber (esse antigão, de 1991) que eu queria jogar, mas esse foi agradavelmente melhor. Ele é um jogo de cubreagem onde você tem que colocar seus tiles, tentando proteger o prédio da cor que você sorteou. Não é nada demais, mas diverte.