É só pra avisar que o Calabouço continua funcionando, apesar do povo não ter postado nada nas últimas duas semana.
Quinta-feira (dia 2) estaremos todos lá, à partir das 19:00h. Apareçam.
segunda-feira, 29 de junho de 2009
Still working!!!
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Ranking "Calabouço" para jogos de corrida
Seguindo as sugestões da galera estou fazendo um levantamento de quem está na pilha de criar um ranking para os joguinhos de corrida, que seriam os seguintes: Powerboats, Formula-D e o ainda inédito Snow Tails.
Quem se habilita? A idéia é até dar as novíssimas camisetas Calabouço das Peças como premiação. Nessa quinta vou fazer a convocação ao vivo e se tudo correr bem, mostrar o Snow Tails pra galera conhecer.
sexta-feira, 12 de junho de 2009
Calabouço Especial parte II: Cai uma Lenda
Como eu e Cacá não jogamos juntos , resolvi fazer um report com as outras partidas.
O Calabouço de ontem começou de forma muito peculiar: Uma partida de Puerto Rico comigo, Bouzada, Caldas e os Irmãos Metralha (Saulo e Fábio) e do outro lado, recebemos a visita do Caco e da Carla, lá de Niterói, junto com o Léo, jogando o Age of Empires III.
A partida de Puerto Rico certamente foi o ponto alto. Como o jogo do Bouzada é em alemão, jogamos com um homemade dos prédios da expansão. Comprei um prédio de storage e a lighthouse (meu prédio favorito apesar de só ter jogado 3 vezes). Obtive um saudável monopólio virtual do Café enquanto o Caldas era o produtor latifundiário de Indigo , o Bouzada fazia de tudo e o Saulo competia com ele no Tabaco. O Fábio era o Barão do Açúcar. No final das contas, eu e Fábio compramos um prédio grande mas na minha ganância , não peguei o Mayor e não populei o prédio, perdendo 9 pontos no processo. Ainda assim, foi suficiente pra lenda , Bouzada-2000partidasnobsw perder por 2 pontos pra mim.
Confucius, um jogo que faz jus ao nome.
Depois disso, rolou uma Twilight learning session de Confucius, graças à explicação de 1h30 do Rogério, debatendo as regras com o Bouzada. O jogo em si foi uma derrota pra mim. Calculei mal o ministério, fiz uma jogada que custou a bagatela de 7 pontos e fiquei em um lamentável último lugar com uma vitória tranquila do Bouzada. O Confucius é meio "confucius", talvez com a regra avançada o jogo fique mais legal. Ele tem uma mecânica muito interessante com os presentes e tudo mais mas acho que rolou um excesso de mecânicas. Certamente ainda precisarei de mais 1-2 partidas para tentar digerir o jogo.
Separamos as mesas e fui explicar o Stone Age para os Irmão Metralha. Estava há um bom tempo sem jogá-lo , então foi bom pra matar as saudades. Comecei o jogo decidido a jogar de 5-meeple só pra variar um pouco mas quando o Papai Noel (cartinha q dá recurso pra todos) me deu uma fazenda fora de ordem , coloquei o primeiro e joguei com 6 boa parte do jogo. No entanto, um erro muito comum em learning session é pegar mais recursos do que precisa e menos cartas do que precisa. Acabei ganhando com uma certa vantagem (cerca de 105 pontos) do Fábio. O Saulo passou boa parte do tempo apanhando da comida, quando resolveu, juntou uma quantidade abismal de recursos e ganhou 19 pontos no final do jogo só com eles! Com uma boa pontuação em ferramentas, cabanas e set de símbolos, coisa que não costuma valer muito a pena acabei sedimentando a vitória que o Cacá insistia em sacanear que viria.
Stone Age com os Irmãos Metralha (Saulo e Fábio) e o Fel.
Depois disso , com o Cacá indo embora, juntamos a mesa para o Princes of Macchu Pichu. Precisava dar uma boa recordada nas regras e era uma boa opção para cinco jogadores. Confesso que a minha primeira partida tinha sido decepcionante. Não peguei muito bem as mecânicas e a partida tinha sido até meio "robótica". Dessa vez, não sei se em função dos jogadores, tivemos uma partida bem movimentada , sentindo bastante as alterações do mercado. Eu acabei ficando pra trás na parte de pontuação no começo do jogo , trabalhando uma boa economia. O jogo tem dois caminhos absolutamente distintos para a vitória e eu estava em dúvida sobre qual seria o melhor. Vou até reler as regras mas foi uma pontuação muito estranha. Eu acabei vencendo com 9 pontos , o segundo lugar com 8 e os demais com 7 pontos. De qualquer modo, foi muito bom para desfazer a má impressão que eu tinha até o momento do jogo e certamente pretendo jogá-lo mais vezes.
Qui. 11 - Especial de feriado
Ontem teve Calabouço especial de feriado, como sempre começou à partir das 14:00 e segundo o Arthur a galera chegou bem cedo para jogar. Não foi o meu caso, só apareci por volta das 20:30, mas a casa estava cheia com duas mesas fechadas (rolando Confucius e Stone Age) e como tinham 6 cabeças na "de fora" resolvemos jogar um Powerboats.
Uma das mesas do Stone Age que rolou ontem.
Na mesa éramos eu, Fábio, Renato, Arthur, André Boné e Nobre e dessa vez optamos em jogar as três regatas do jogo para ver como seria. E o jogo fica muito maneiro.
Na primeira regata o Renato fez uma corrida impecável e liderou de ponta a ponta, na disputa da segunda colocação eu e o Fábio ficamos bem perto, mas eu cheguei na frente, e o Nobre explodiu. A segunda foi mais comedida, ninguém explodiu e eu na ponta dos dedos consegui terminar na primeira posição, com o Fábio em segundo e o Renato em terceiro (repetindo o pódium mas com as posições diferentes).
O Arthur completamente desorientado no Powerboats.
A terceira regata foi a mais polêmica, decidimos que as boias iriam ficar em espaços diferentes aos determinados pela FIP (International Federation of Powerboats) o que gerou muita discussão na equipe do Renato e atrapalhou a sua concentração fazendo com que ele acabasse explodindo. Eu acabei ganhando novamente, mas foi bem apertado com o Fábio na cola o tempo todo, o André chegou na terceira posição. No quadro abaixo a posição final dos jogadores.
Depois do Powerboats as mesas foram divididas, a galera do Through the Ages já tinha montado a mesa (Bouzada, Americano, Ney e Arthur) e o resto ficou separado em uma mesa com Stone Age (Fel, Fábio e Saulo) e uma com Small World (eu, Nobre e Luis).
Apresentei o jogo para o Nobre e o Luis que pegaram a regra bem rapidinho, a partida foi bem disputada, mas como eu tinha mais jogos acabei ganhando com uns 10 pontos de vantagem para o Nobre com o Luis ficando em último.
Final do Small World.
Depois disso rolaram mais duas partidas de Dominion, uma só comigo e com o Luis e outra com o Nobre jogando. A primeira serviu para o Luis aprender o jogo, e ele já mostrou na segunda partida que tinha entendido direitinho, usando muita Witch ele ficou dando ponto negativo pra galera, mas como tinha Renovate e Gardens acabou sendo uma boa essas cartas à mais. No final eu ganhei por um ponto do Luis com o Nobre ficando em terceiro.
Já eram mais de duas da matina e hoje eu não tive vida mansa, deixei a galera montando uma mesa de Princes of Machu Pichu. Espero mais reports da galera que jogou mais cedo.
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Jun. 04 - Vários novatos e um velho de guerra.
O Calabouço de ontem foi bem bacana, casa bem cheia com uma galera novata apareceu pra conhecer, o Shamou re-apareceu e ainda ficou pra jogar (isso é mais raro) e a galerinha de sempre.
Quando eu cheguei o Fel estava explicando o Small World para a galera e eu completei a mesa que já tinha o Bouzada, Fel, Groo e Fábio.
Rocco (de costas), André, Saulo e Arthur no Kingsburg.
Com o mapa pra 5 o jogo fica bem maneiro, são 8 rodadas para terminar, o que faz com que você pense nos declínios mais a curto prazo. Eu consegui um bom combo dos humanos que estavam com o "stout", que deixa declinar no final da sua jogada, não perdendo um turno.
Outra coisa que funcionou bem foi pegar as raças que já vinham com algum troquinho, só nessa brincadeira eu angariei uns 6 pontos. A maior pontuação na mesma rodada ficou por conta do Fábio que com uma combo de Amazonas Berserkers fez 14 pontos, mas fica muito enfraquecido e não deu pra declinar à tempo com elas. No final eu ganhei, com o Bouzada em segundo, Fábio em terceiro, Groo em quarto e Fel em último.
O mapa quase todo tomado no Small World.
Nas outras mesas uma partida de twilight Kingsburg (que contava com o Saulo, André Boné, Arthur e Rocco) e uma de Memoir '44 terminando. O Bouzada abriu um Princes of Renaissance (pra galera colecionadora, o jogo tava "unpunched") que contou com ele, Fel, Americano, Fábio e Shamou.
Depois de muito bate papo com a galera abriu-se uma mesa de Nexus Ops (Saulo, Groo, Newbie e Arthur) e uma de Taluva comigo, Danko, Zé e Rocco.
Cacá (vermelho) sendo dizimado pelos "deuses" no Taluva.
Depois de explicar o jogo para o Danko e pro Rocco o Zé (discipulo de mosca-morte) se apressou em dizer que o "Cacá sempre ganha", "tem que marcar é o Cacá" e essas coisas.
Resultado, eu colocava uma cabana e os "deuses" me castigavam jogando um vulcão em cima, foi assim o jogo praticamente todo, nisso o Danko foi abrindo uma boa frente e estava pra ganhar, mas aí eu dei uma acelerada nas construções e acabei ganhando, com o Zé em segundo, Danko em terceiro e Rocco em último.
Princes of Renaissance "cabaço" no Calabouço.
As outras mesas ainda estavam rolando então eu, Fel e Danko puxamos um Powerboats. Corridinha básica com o Zé (Brawn GP) assumindo a liderança e não largando dela, tá foda jogar Powerboats com o Zé (hehehheheh). Depois de uma manobra errada o Danko deixou escapar a segunda colocação e eu fiquei com ela.
Depois pra fechar a noite um Saint Petersburg. Partida super parelha até o finalzinho que acabou sendo decidida nos nobres, o Zé conseguiu 10 enquanto eu e o Danko ficamos com 8 e assim ficou Zé em primeiro, Danko em segundo e eu em último.
Enquanto isso a galera pegou um Sitting Duck Gallery e terminaram a quinta num GOA.
quarta-feira, 3 de junho de 2009
Camisas!!!
Dados da Camisestas