sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Calabouço Fantasma

Fazia bastante tempo que eu não aparecia no Calabouço então foi uma surpresa encontrar tudo mais organizado e bonito, com direito até a mural de fotos!

Quando cheguei fui recebido pelo Cacá que estava testando um novo dispositivo suicida num dos supostos jogos do Leo Rossi. Falando em Leo Rossi ele finalmente deu as caras no Calabouço portando uma misteriosa bolsa vermelha nos ombros. Secretamente apostamos que o conteúdo da mala eram os seus jogos preferidos "Floresta Encantada I e II", Jogo da Vida do Bob Esponja e uma edição comemorativa dos 35 anos de Super Trunfo no Brasil. Logo em seguida chegou o Americano, que deu uma geral na minha mochila sem a minha permissão, já se preparando para o embate no Through the Ages com o Bouzada. Fiquei emocionado ao ver a reação entusiasmada do Americano quando o Cacá explodiu um Banco Imobiliário dos Simpsons (ninguém sabe o dono) com um dos seus brinquedinhos islâmicos.


Novo painel de fotos do Calabouço.

O Bouzada chegou sedento por um jogo que durasse no mínimo 8 horas. Menos tempo que isso já é considerado um "jogo fraco" por ele. O Fel chegou com uma mala de jogos para entregar aos seus fiéis clientes do RJ. Eu comprei um Leonardo da Vinci, mas quando comentei o preço que estava pagando (1200 reais – preço fora da tabela) quase lincharam o Fel por causa da nova
filosofia de preços justos, honestos e éticos para jogos de tabuleiro. Um deles, mas exaltado, disse que o Fel não podia agir assim, enganando um sujeito inocente e puro como o Cadu que nunca havia comprado jogos de tabuleiro antes. O bom foi que, para salvar a própria pele, o Fel concedeu um desconto bacana na casa dos dois dígitos, um brinde cativante, fez em 10x sem juros, e ainda convenceu a todos que a sua atitude mostrava que as acusações estavam
fundamentadas em argumentos subjetivos e portanto não eram válidas. Ufa!!!

Para amenizar o clima tenso por causa da questão insan..., quero dizer dos preços, começamos uma partida de Ghost Stories. Nela representamos um grupo de monges Taoístas (sei lá que jonça é essa) que estão defendendo a vila em que moram da invasão de fantasmas cruéis e anti-éticos. O problema é que matar fantasma com espada não é uma das melhores estratégias. Na vila existem alguns locais onde os monges podem receber ajuda para espantar os maus espíritos.


Os monjes taoístas se virando no Ghost Stories.

Nesse momento eu faço uma pausa para dizer que o Carlão estava do meu lado dando pitaco nas minhas jogadas. Retomando a narrativa posso dizer tranqüilamente que os fantasmas se divertiram bastante fazendo picadinho dos monges facas cegas. Para cada fantasma que conseguíamos eliminar (quando conseguíamos!), surgiam mais três piores. Tudo quanto era macumba para espantar os dito-cujos não funcionava. E não tinha Gasparzinho não!!! Eram só fantasmas de elite ou das forças especiais!!! Um deles trancava todos os seus "tokens" de ataque. Outro trancava um dado. Outro tirava a habilidade especial do monge, já outro jogava uma maldição que trazia mais fantasmas para o jogo ou diminuía o QI da galera. Nossos QIs foram diminuídos a um nível estapafúrdio, inimaginável... Tinha jogador, cujo QI já estava tão adulterado, que estava acusando em voz alta: "Tem fantasma anti-ético dando susto a um preço muito alto". No fundo, no fundo... tudo história de fantasmas. Inacreditável.

Perdemos o jogo no nível mais fácil depois que o chefão, que parecia o Shamou depois de umas doses de Tequila, chegou tocando o terror e enchendo a vila de assombração. Carlão tava eufórico do meu lado!!!

Depois dessa confusão toda o Artur chegou com os salgados e dentre as opções um cachorro-quente com salsicha transgênica. Fel fez declarações reveladoras, mas que não podemos contar neste horário. Bouzada tava pensando. Cacá mostrou como reage o Deputado Camilo Sujeira quando alguém resolve atacá-lo no Antike. Carlão não conseguia ser convidado para jogar. O Through the Ages estava bem no início ainda, quase pós-setup. Leo Rossi contou lindas histórias e emocionantes relatos de suas partidas de "Bosque Feliz" em reunião com a família. Bouzada
continuava pensando. Americano, enquanto Bouzada pensava, lia o best-seller "Marley, Chuck Norris e Eu". Shamou estava comprando card-game em algum lugar. Cadu comentava estar satisfeito ao perceber que nada mudou.


A nova arrumação das mesas.

O Leo Rossi, numa tentativa de convencer a galera que ele também joga jogo de macho, puxou um "Rum and Pirates". O Shamou ia gostar desse jogo... bebida com pirataria!!! Não pude participar porque a turma que destrói guarda-chuva já estava no portão e eu não queria chegar encharcado em casa.

Posso dizer que foi produtivo meu retorno ao Calabouço. Aprendi muito nesta reunião. Recebi uma tabela de preços praticados atualmente no comércio de jogos de tabuleiro, a qual fui estudando no caminho de casa para não ser mais ludibriado. Também fui estudando as traduções para o português dos termos lúdicos estrangeiros, pois esta "lei" ainda está em vigor. Quando eu estava saindo o Leo Rossi gritou da janela que piada repetida perde a graça, mas aacusação dele é fundamentada em termos... vocês sabem...

Qui. 20 - Muito papo, muita risada e jogos light


Mesão jogando Ghost Stories.

Ontem rolou estreia oficial da nova arrumação do Calabouço, ficou bem maneiro agora com duas estantes de jogos, quadro de fotos, mais lixeiras, cantinho pras mochilas e uma mesa grande que funciona. Chegando por lá o povo tava pilhado pra jogar o Through the Ages, mas eu tava numa de jogar mais coisas então pulei pra mesa do Ghost Stories, ainda teve uma pra dois de Lost Cities.

Tentando espantar as maldições estávamos eu, Fábio, Cadu e Rafael mas dessa vez a coisa tava feia, muitos "dementadores" no jogo, vários fantasmas mais fortes e todo mundo com a mão podre, foi um tal de morre e ressucita que não tava legal. Depois de muito tentarmos acabamos tendo uma oportunidade de matar a chefona mas não conseguimos, no complemento da rodada assombramos o quarto tile e perdemos o jogo.

Depois disso rolou uma divisão de mesa, Léo Rossi, Rafael, Fel e Zé sentaram pra jogar um Rum & Pirates e eu/Carlão e Fábio/Groo puxamos um DOG.


Os piratinhas passeando no Rum & Pirates.

A partida tava indo bem até a chegada do Camilo pra dar uma zoada geral (o maluco tem mais de 200 partidas de DOG, então qualquer coisa que você fazia ele zoava), e depois de um final emocionante a dupla Fábio/Groo acabou ganhando por 8x7.

Depois rolaram mais umas mesas de Lost Cities e eu e Groo fomos jogar umas de Hive. Jogamos duas partidas e acabou rolando uma vitória pra cada lado.


Mesa "all night long" de TTA.

De volta juntando o povo (eu, Fel, Léo Rossi, Camilo, Fábio e Zé) todo rolou um mesão de Barbarossa. Esse é um "party-game" clássico do Klaus Teuber, cada jogador tem disponível uma massinha e tem que fazer duas formas para os outros jogadores descobrirem o que é, mas as formas não podem ser fáceis demais nem difíceis demais senão quem fez perde ponto.

A mesa foi uma zona só, muitas risadas e geral usando os cubos de "um palpite a qualquer hora", e como você só podia dar o palpite depois de um erro (pela regra do Léo Rossi) rolaram as perguntas mais estapafúrdias. Ganhou o Camilo e o resto não.


As esculturas do Barbarossa.

Depois disso pra terminar a noite filler rolou um Saboteur. Como sempre muitos anões safados, o Camilo tocando o horror e o Groo ganhando o prêmio de "funcionário do mês" do sindicato dos anões. Depois das três rodadas o Zé e o Groo fecharam o jogo empatadados e dividiram os louros da vitória.

Ainda rolou uma mesa quase non-stop de Dungeon & Dragons Minis e quando a galera saiu de lá por volta das 3 e pouco o Through the Ages ainda tinha mais "uma horinha" para acabar.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Qui. 13 - Jogatina light mas divertida

Ontem rolou um Calabouço bem maneiro e tranquilo, estava cheio (deviam ter umas 20 pessoas) mas mesmo assim não estava muito barulhento, e acabou dando pra jogar na paz.

Quando eu e o Fel chegamos já estava rolando uma mesa de Manila com o Rodrigo Gonzales, Filipe, Arthur e Rafael, então eu resolvi mostrar um protótipo meu para o Fel, jogamos algumas rodadas para ter uma primeira impressão do jogo e nesse meio tempo chegaram o MGM e o Fábio, paramos com o joguinho e puxamos um Ghost Stories.


Visão geral do tabuleiro do Ghost Stories.

Nele somos monjes Taoístas que tem espantas as assombrações manadadas por Wu-Feng, Lorde dos Nove Infernos, que vem assolando as vilas do Império Médio.

Ele é um jogo cooperativo com uma mecânica super simples de se entender, temos uma matriz 3x3, cada tile tem um poder que ajuda aos monjes na sua empreitada. Na sua rodada o jogador puxa um fantasma, aloca ele onde é determinado, tenta exorcizar um deles e passa para o outro jogador.

Mas não se deixe enganar, a simplicidade está só na mecânica, pois os jogadores só ganham se matarem o big-boss do final e o "jogo" ganha de várias formas, e se não fosse jogarmos no modo "newbie" e estarmos cagando um absurdo nos dados acho que não venceríamos, mas deu pra ver que o jogo é muito bacana.


Filipe, Carlão, Gonzales e Saulo jogando Sorry Sliders!.

Depois a galera que tinha terminado o Manila já tinha jogado umas partidas de Sorry Sliders! e depois partiram para um Automobile com o Carlão, Bouzada, Filipe, Gonzales e Saulo. A gente puxou então um Sator Arepo Opera Rotas.

Nesse somos abades tentando recuperar 4 livros que estão espalhados num labirinto de plataformas que se movem em um abismo. Quanto a mecânica, os jogadores tem pontos de ação que usamos para ativar cartas.

Temos disponíveis 2 tipos de deck, um comum a todos que usamos para mover ou rotacionar as plataformas e um da nossa cor, que tem apenas um tipo de cada carta, que tem ações um pouco mais complexas.

[merchandising on]
O jogo é bem bacana e eu certamente comprarei com um dos meus amigos cariocas que vendem jogos de tabuleiro a preços convidativos e formas de pagamentos super confortáveis. [merchandising off]


Meu abade pronto pra ir buscar os livros no Sator.

Falando sério, o jogo é bacana sim e aberto a todo tipo de cubreagem, o Fel como já tem as manhas pegou os 4 livros antes, mesmo eu e o Fábio (que acabamos empatados com 2 livros) fazendo de tudo pra dar rasteira nele.

Para terminar a minha noite, ficamos jogando umas partidinhas de Sorry Sliders!, foram 3 seguidas e cada um ganhou uma para ninguém ficar triste.

------------------ Session by Fel à partir de agora

Depois do Sliders, joguei três partidas de Hive com o Fábio, êta joguinho viciante. Muito rápido , boas tomadas de decisão, no final ganhei duas e empatamos a outra depois da papagaida de começarmos os dois com a abelha-rainha.

Acabado o Hive, pensamos em dividir duas mesas de três, uma com Brass outra para uma learning session de Duck Dealer. No entanto, em prol do espírito de união enaltecido pelo Bouzada, fizemos uma mesa só, com 6 jogadores de Battlestar Galactica. Depois da twilight explicação, eu puxei minha carta e vi que era um cylon (traidor para quem não conhece a série/jogo). Comecei a sabotar os projetos e vi que rapidamente a situação estava complicando para eles. Minha carta de cylon permitia danificar duas partes da nave, tirei o FTL drive (eles não poderiam dar pulos e se livrar das naves atacantes) e os meus queridos centuriões estavam rapidamente tomando conta de Battlestar.


Visão geral do tabuleiro do Battlestar. Foto BGG.

Depois do segundo pulo, o Bouzada decidiu pegar um atalho e eles andaram 3 passos em direção a Terra (de um total de 8), nesse momento o jogo estava muito mais pra mim e eu já tinha me revelado, deixando a nave bastante avariada e uma situação de caos à bordo, com troca de presidência e o presidente terrorista preso pelo Adama . Eu de Darth Cylon Vader só atrapalhando o progresso , maquinando a ruína da Battlestar, saem as novas cartas de lealdade, os centuriões avançam, dominam a nave , o simpatizante colorido e o Bouzada que não fizeram NADA ganharam o jogo junto comigo , monte de sanguessuga cylon!

Nisso eram mais de 4 da manhã e o Bouzada ainda queria puxar coisas como Le Havre e Steam. Eu decidi jogar uma partidinha de Dominion: Intrigue lá embaixo enquanto bouzada/fábio/filipe jogaram Taluva. Foi bem boa a partida, usei basicamente o Upgrade (1 card/+1 action/remodel de +1 de custo) e o Tribute (revela 2 cartas, dependendo do q for vc pega carta/grana/action). Ganhei apertado do Arthur , 39 a 31 com a Sílvia em terceiro com 20.


Um zoom nos monjes do Ghost Stories.

O povo lá embaixo estava animado para jogar Saboteur (que eventualmente o sabotador chegou ao ouro, inédita essa) e nós partimos para a 2ª partida de Ghost Stories da noite. O ponto alto sem dúvida foi que, ao final da explicação Arthur e Bouzada falaram categoricamente "esse jogo é muito fácil", "não pode ser assim, tem alguma regra errada". No meio do jogo, o Bouzada soltou um "é, o jogo não é tão simples quanto parece". No final do jogo, eu morri, fui ressuscitado só para pegar um monstro que tira 1 QI e com o tabuleiro cheio, perdia mais um QI e morri sem nem jogar. Filipe morreu também, o tabuleiro tinha 12 fantasmas (o máximo) e 4 com capacidade para assombrar nossa vila (sendo que um tile já estava assombrado e com 3 a gente morria). Em suma, era só escolher como iríamos perder. Não chegamos nem a ver o Wu-Feng Incarnation.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

qui. 06 - Férias Suínas = casa cheia

Eu agora tenho aparecido no Calabouço só pra pagar a mensalidade (mas espero que esse mês isso mude), e ontem na minha volta a casa estava lotada, devem ter passado umas 30 cabeças por lá e alguns ilustres como o Daniel (do Heavy-Games de Brasília) e o Caldas (jogador das antigas mas que raramente aparece).

Como eu estava seco para jogar peguei logo um que estva na minha alça de mira a algum tempo, o Automobile. No jogo somos empreendedores que durante a era de ouro do automobilismo construimos fábricas para vender nossos carrinhos aos ávidos consumidores.


Automobile na terceira rodada.

O jogo merece todo o alarde feito nele, classudo com regras simples de explicar (isso é raro para o padrão Martin Wallace) e mesmo assim sinistro de "pegar" que estratégia seguir.

A nossa partida foi bem interessante, com o Bouzada investindo pesado nos carros populares e o Caldas nos carros de luxo (eu e o Daniel fazíamos qualquer carro e víamos no que ia dar). Na última rodada o Caldas produziu demais e acabou derrubando o jogo dele deixando a vitória pro Bouzada, da metade pra baixo eu fiquei em terceiro e o Daniel em último.

Depois dessa boa partida emendamos outro Wallace, o Steam. Dessa vez o mapa usado foi o da Europa e o miolo ficou bem congestionado logo de cara.


Miolo congestionado no Steam.

O Bouzada abriu dianteira aumentando os links logo no primeiro turno e ninguém mais conseguiu segurar o cara, a disputa ficou para as outras posições. O Caldas começou a construir uns links doidos que acabaram dando uma boa pontuação pra ele no final garantindo a segunda colocação de novo eu repeti a terceira (demorei demais para aumentar meus links) e o Daniel ficou em quarto.

Várias mesas tinham acabado demos uma redestribuída, eu acabei puxando uma mesa de Dominion: Intrigue para conhecer as novas cartas, aproveitando que o Arthur não estava por perto para me pancar, sentamos eu, Zé, Bouzada e Bruno.


Cartinhas interessantes no Dominion: Intrigue.

Essa expansão tem muito mais interação entre os jogadores, na nossa configuração os destaques foram a Tribute (que usa as duas cartas do deck adversário pra te dar benefício) , Ironworks (que compra uma carta de até 4 e dá um benefício dependendo da compra) e a Courtyard (que pega 3, fica com duas e coloca uma no topo do deck).

Eu consegui alavancar meu tesouro logo no início e quando o Bruno comprou a primeira Pronvíncia deu pra seguir e ainda comprar uns Ducados à mais. No final ganhei com o Zé em segundo, Bruno em terceiro e o Bouzada em quarto.


Porradaria estancando no Nexus Ops.

Para fechar a noite a mesma mesa pegou um Nexus Ops. A partida não chegou a terminar, melhor pra mim que estava com a configuração inicial ruim (só minas de 1) e com a mão podre (as aranhas tavam apanhando até de humano).

Quando saí de lá as 4:50h ainda tinham umas 15 pessoas e mesas de Warcraft: The Boardgame, Amum-Re e Citadels rolando.