sexta-feira, 31 de julho de 2009

Review Dominion Intrigue - Parte 1 Custo 2 e 6


Smith Custo 2 com uma pequena desvantagem? Nah, essa carta é totalmente broken, se custasse 4 e tivesse as duas na mesa, eu ainda escolheria a Courtyard. Ela te permite salvar uma action que você não ira utilizar nesse turno para o próximo ou seu excesso de gold.


Carta extremamente versátil, muito forte se jogado junto com um Village ou Festival. Tendo action disponível, um de gold e uma carta é praticamente um mini Market.

Meio duvidosa porém devido ao custo acaba vendo o jogo. Um erro bem comum é de achar que essa carta e um Moat, ela não defende porém ela consegue alterar as cartas do topo do seu baralho permitindo por exemplo que você de uma maneira esquisita se defenda de um Thief porém ineficiente conta uma Witch. Comprar 2 e colocar 2 no topo não é nada de fantástico nesse caso. Quanto ao efeito dela serve para transformar lixo da mão e um de grana, na hora certa pode vir a calhar + no geral Moat da de dez nela.


Idéia bem interessante uma carta mista de action e ponto de vitória. O Custo é alto se você encarar os benefícios de forma individual, por um a menos você teria um ponto a mais e por 6 o efeito de action é bem caro. Achar o tempo certo para essa carta não é tão simples, no começo ela é ruim pois o beneficio é pequeno e muito no final o Duchy e melhor. Compre-a quando o jogo começar a dar sinais que pode acabar. Pode funcionar legal desde o começo numa estratégia de action e draw extra.

Muito do que foi dito para o Nobre vale aqui. Difícil de julgar o tempo certo para essa carta já que é inferior ao Duchy e ao Gold. Porém muito melhor fazer oito para comprar uma província e ter ponto na mão do que fazer dez para comprar uma província sem ponto na mão. Se bem dosado faz uma diferença que pode garantir a vitoria.

Ps: Cuidado com Thief, ter gold roubado já e chato, ter ponto roubado nem se fala.

Só para dizer que não falei de flores

Participantes

Arthur /Fel / Gonzales / Bouzada / Felipe Ilha / Original / Aviso (Warny) / Groo / Zé Colmeia /Carlão / Thiago /Ney / Lucas / Alessandro / Franklin

JOGOS que viram MESA

Dominion "Castle" / Dominion Intrigue / Giants / Sliders / Palavra Cruzadas / Taluva / Le Havre

Frases que não deveriam ter sido ditas

Fel: To Obsoleto no dominion.
Bouzada (AKA: boi) : Aí se pega é como o boi.
Arthur: Se beliscar o buraco eu me fodo.
Ney: Se o Bouzada ganhar quero revanche ( sem saber que a partida ia levar 5h+)

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Qui. 16 - Casa vazia, mas animada

Ontem o Calabouço tava com quorum baixo, quando cheguei estavam o Arthur (baleado com a garganta ruim) e o Americano (calibrado com a vodka já quase pelo meio). Eles estavam "setando" um Dominion, e eu entrei no jogo.


Mão do Dominion. Foto BGG.

Com Chapel, Garden e Witch na mesma mesa, fica difícil saber que caminho tomar (principalmente se você não é muito bom de Chapel). O Arthur não tava muito bem, então jogou mal pro nível dele, o Americano atacou de Chapel e mandou muito bem, eu prefiri ir de Garden, mas não consegui crescer o deck na velocidade que eu pretendia. Final Americano em primeiro, eu em segundo e Arthur em terceiro.

Nisso já tinham chegado o Zé e Fel e antes de jogarmos alguma coisa mais séria atacamos de Risco Total pra apresentar a galera. O jogo funciona legal com várias pessoas, e apesar de ser um jogo de farra, tem sua graça. Mais uma vitória do Americano.

Depois o Arthur foi se recolher e o Filipe chegou, então resolvemos jogar alguma coisa mais séria, e o escolhido da noite foi o Steam (com o mapa da alemanha).


Foto ruim pra cacete dos tiles do Steam.

Nesse momento o Americano já estava extremamente "calibrado" então começou construindo uns trilhos pro nada e perguntando toda hora pra que serviam as paradas (num dia bom, acho que ele vai jogar bem o jogo), o Zé fez uma abertura muito ruim e isso deixou ele meio mal o resto do jogo, eu e o Fel nos posicionamos bem, mas eu não dei muita importância para o "city growth" então no final mesmo com uma boa cobertura, não tinha bens para levar. O Filipe também tava com uma boa cobertura, mas acabou precisando de muita grana, o que deixou ele mal na pontuação final.

No final vitória do Fel, comigo em segundo dois pontos a frente do Zé, com o Filipe em quarto, o Americano desistiu na terceira rodada (depois de fazer malcriação, hehehehehe).


Taluva já bem avançado. Outra foto ruim.

Ficamos batendo papo e como já tinham chegado o Rocco e o Original dividimos as mesas, uma galera foi jogar mais Dominion (Arthur, Zé, Filipe e Rocco) e outra foi jogar Taluva (eu, Fel e Original).

O Original ainda não conhecia o Taluva e se amarrou no jogo. A partida tava bem parelha, mas o Fel cresceu o olho na expansão das cabaninhas e acabou ficando sem pra construir, o que fez ele ser eliminado do jogo, o Original jogou bem, e não ganhou por pouco. Eu fiz meu joguinho e ganhei.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Qui. 09 - Botes, torres, dados e camelos

Férias de julho é sempre divertido no Calabouço, ontem foi dia de casa lotada de novo (passaram mais de 20 pessoas), com as ilustres presenças do Marcelo Maypur e do Léo Rossi.

Quando cheguei já tinha um povo bom, e com a velha pergunta "o que vamos jogar?" a gente decidiu puxar um Powerboats pra ir pensando no próximo jogo.




Nessa corrida o "piloto-exibição" da vez foi o Léo, que enquanto os outros se preocupavam com o trajeto ele ia dar seu 'oi' pra torcida. Na frente a disputa tava boa entre o Fábio e o Maypur, enquanto o Warny tentando assegurar seus 100% (1 vitória em 1 jogo) fazia manobras arriscadas, resultado, não chegou ao final. Eu estava indo bem, mas quando os óculos do piloto cairam, ele tentou contornar a boia no outro sentido e perdeu várias posições e não se recuperou. O finalzinho foi emocionate e a colocação está alí abaixo da foto.

Depois começaram as divisões de mesa, o Fel e o Warny puxaram um Lord of the Rings: Confrontation, enquanto eu, Léo, Mayapur e Fábio começamos um Timbuktu.


Foge dos ladrões camelinhos!! Timbuktu.

Nesse jogo temos que levar a nossa caravana até Timbuktu, evitando os saqueadores para chegarmos com a maior quantidade de produtos possíveis. O jogo trabalha com dedução e devido a combinações de cartas você tem uma idéia de onde os ladrões vão agir em cada momento do jogo.

O jogo é muito bom, tenso e cheio de coisas a serem observadas para tentar não prejudicar muito a sua caravana e colocando a dos adversários na reta. O Fábio ficou em primeiro, com o Léo em segundo, Mayapur em terceiro e eu em último.


O jogo é bom e bonito. Torres.

Depois disso a galera já tinha puxado um Small World então a nossa mesa jogou um Torres para esperar. Para quem não conhece esse é um jogo abstrato, onde utilizamos pontos de ação para crescer os castelos e com isso pontuar. A partida foi disputada, e eu ganhei com dois pontos de diferença pro Léo, o Mayapur ficou logo atrás com o Fábio em último.

Depois depois de uns sorteios de mesa (todo mundo queria jogar a mesma coisa), fechamos uma mesa de Alea Iacta Est (eu, Fel, Léo e Warny) e uma de Tribune (Zé, Mayapur e Fábio).

O Alea é um jogo de alocação de dados em prédios (estilo Kingsburg), com algumas coisas interessantes, mas mais light. Mesmo sendo um jogo basicamente de rolagem de dados ele tem a sorte bem resolvida, pois temos várias formas de alocação o que dá uma dinâmica interessante.


Setup inicial do Alea Iacta Est.

Como era a primeira partida de todos, muitas dúvidas sobre o que fazer. No final ganhei com poucos pontos de diferença pro Léo (de novo), com o Warny em terceiro e o Fel em último.

Pra fechar a noite mistureba de mesas de novo e abrimos um Puerto Rico (eu, Arthur, Warny e Fábio) e um Gloom (Fel, Léo e Zé).


Puerto Rico bem no comecinho.

Puerto Rico é daqueles jogos muito bons que eu não consigo jogar bem, ele necessita um aprendizado de muitas partidas, e acaba que eu não jogo muito ele, resultado, só porrada. Ontem não foi diferente, com o Arthur e o Warny sabendo exatamente o que estavam fazendo, restou pra mim e pro Fábio disputar o terceiro lugar. No final o Warny ganhou deixando o Arthur em segundo, o Fábio em terceiro dois pontos na minha frente.

Nas outras mesas espalhadas rolaram várias partidas de Dominion, também rolou um DOG e um Saboteur e alguma coisa que eu devo ter perdido de vista no andar de baixo (mas acho que o povo ficou lá mais batendo papo mesmo), e foi isso nessa quinta.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Qui. 02 - Invasão newbie

O Calabouço dessa 5ª feira foi marcado pela aparição de cinco novatos! Sempre bom ver o meio crescendo, espero sinceramente que continuem voltando como o Daniel e o Fábio.

Quando eu cheguei, o Bouzada estava jogando Taluva com o André e o Zé. Eu, Americano e Arthur, puxamos um Dominion enquanto a galera não aparecia.

O Deck estava muito bizarro. Witch, Festival, Throne Room, Militia, Laboratory e sem cartas custo 2. Com o Militia e a Witch, sem o Moat, o jogo acabou ficando muito lento. No começo do jogo, rolaram uns turnos mortos pois a galera não quis comprar estate. Determinado turno, com 2 de grana, eu decidi comprar só pra anular uma curse. E foi o estate milagroso que assegurou um empate com o Americano. Detalhe, ninguém conseguiu comprar Province. Foram 3 ducados pra cada lado e o deck acabando por falta de village/festival/curse.


As pecinhas maneiras do Taluva. Foto BGG.

Acabado o Dominion, pensamos em fazer uma nova partida usando o "swindler" do Intrigue (custo 3, +2 de grana, trash na carta do topo do deck do oponente e dá uma de igual valor pra ele). No entanto, o Bouzada acabou o Taluva e eles decidiram montar uma partida de Princes of Machu Picchu. Como eu estou há um tempão devendo a explicação decidi juntar-me a mesa de Princes e deixei Danko, Americano, Rocco e Arthur jogando o Dominion. O Princes foi um jogo que a minha primeira partida foi uma catástrofe. Provavelmente por causa de alguma Rogério Edition, pois essa é minha 4ª partida e eu passei a gostar bem mais dele. O grande barato é que você pode ter uma vitória dos Incas, com uma pontuação simples de set collection ou pelos espanhóis com multiplicadores para aqueles com mais ouro. Então é possível jogar buscando qualquer uma das duas estratégias e isso torna o jogo bem interessante. Jogamos com o setup pré-definido. O jogo acabou se arrastando um pouco por conta da parada para os salgados. A partir do 7º dia, o André, meio de saco cheio/meio querendo que os espanhóis ganhassem acelerou bem a partida. Eu consegui concentrar bem meus trabalhadores e ganhei, apertado do Bouzada, 23 a 21.

Nesse meio tempo, a galera novata chegou e jogaram Ziegen Kriegen, Saboteur e Citadels. Lá embaixo, a famosa mesa de Scrabble tinha que rolar com os veteranos Rocco, Danko, Renato e André.


Mapa e meeples do Princes. Foto BGG.

Depois do Princes, fazendo aquecimento pro campeonato , decidimos encarar um Powerboats com um circuito em "8" feito pelo Zé com curvas bem fechadas. Cubra Racing do Zé, Flying Dutch (minha) e "The Originals" do Daniel entraram no circuito junto com o Bouzada e o Fábio para um duelo que se mostraria emocionante. Logo de cara eu abri uma boa vantagem , o Daniel tava bem na minha cola, com Zé e Bouzada correndo por fora e o Fábio tirando fotografia da paisagem. Depois da 2a bóia, eu abri uma vantagem boa e começou uma briga interessante
pelo 2o lugar entre o Zé e o Daniel. No final das contas, eu acabei ganhando com uma certa folga e o clímax da corrida ficou por conta do Daniel. Se ele tirasse um 3 no dado, ficava em 2o , caso contrário , o Zé fechava a corrida. Ele acabou tirando 1 e perdendo no finalzinho pra Cubra Racing a medalha de prata. O Fábio que de fotógrafo virou dublê, fez questão de botar a 5a marcha pra explodir a lancha no muro. Nesse meio tempo, rolou um Powerboats solitaire do Bouzada tentando chegar depois de muito azar nos dados. Flying Dutch vem com a faca nos
dentes pro campeonato.


Um mapa típico do Saboteur. Foto BGG.

Nisso, a galera estava preparando para ir embora mas decidiram esperar o salgado, nisso rolou uma partida de Attribute (que eu não joguei pois o Ney acredita que os Ursinhos carinhosos são reais e isso me espantou da mesa) e um Dog com o Bouzada/Daniel contra Fábio/Zé. Daniel e Bouzada abriram uma vantagem enorme, chegaram a estar 4 a 1 mas a virada veio pela falta de humildade do Bouzada e depois que o Zé fechou , foi só empurrar o Fábio para eles fecharem em 10 a 7.

Quando eu fui embora, ainda tinha a Anne (mais uma novata do sexo feminino) , o Filipe, um newbie que veio da Ilha para jogar e um bom pessoal na 2ª mesa de Saboteur. Mais uma noite bem agradável e com muita gente nova. Agora é torcer para que o grupo sempre cresça.